Project Manager

Lisboa
21 Jun 2019
a 25 Nov 2019
Pós-Laboral

18h45 às 22h15 (2ª, 4ª e 6ª feiras)

Chat

A Carreira Profissional Project Manager aborda todos os conceitos necessários para que um profissional possa desempenhar a função de Gestor de Projetos. Para isso, iremos dotar os formandos de competências técnicas e comportamentais transversais e imprescindíveis para o bom desempenho da função em organizações cada vez mais ágeis.

Ao longo da Carreira Profissional, iremos trabalhar com várias ferramentas e técnicas úteis para uma melhor e mais adequada gestão de projetos.

No final os formandos terão abordado os tópicos essenciais não só para fazerem o exame da EXIN e alcançarem a certificação Agile Scrum Foundation, como para se candidatarem ao exame de Certified Associate in Project Management (CAPM) junto do PMI® uma vez que a frequência desta academia atribui 35 PDU’s.

Vantagens de frequentar esta Carreira Profissional:
  • Os modelos tradicionais de gestão já não permitem uma resposta adequada mudança, pelo que cada vez mais empresas procuram gestores de projetos capacitados para implementar as mais recentes metodologias ágeis, como forma de adequação às novas realidades do mercado;
  • Certificação reconhecida internacionalmente: Agile Scrum Foundation;
  • Atribuição de 35 PDU’s do PMI;
  • Formação de qualidade, ministrada por formadores certificados e profissionais da área.

 

Inclui a Certificação:
  • Agile Scrum Foundation (EXIN)

 

Saídas Profissionais:
  • Gestor de Projetos Júnior
  • Agile Project Manager Júnior

 

Objetivos
  • Oferecer uma formação teórico-prática avançada, sólida, especializada e atualizada, que prepare os formandos para uma carreira de sucesso na área de gestão de projetos, seguindo as boas práticas definidas a nível internacional pelo PMI®;
  • Complementar os conceitos fundamentais em Gestão de Projetos com as competências necessárias a um bom Gestor de Projetos;
  • Dotar os formandos com o know-how técnico de ferramentas utilizadas em gestão de projetos, nomeadamente Microsoft Excel e Microsoft Project;
  • Potenciar a produtividade, o reconhecimento profissional e a empregabilidade dos formandos em Gestão de Projetos, através de certificações reconhecidas internacionalmente;
  • Iniciar o formando na carreira de gestão de projeto.

Destinatários

Esta Carreira Profissional foi elaborada para profissionais com pouca ou nenhuma experiência em Gestão de Projectos e que pretendam:

  • demonstrar ou adquirir um maior compromisso com esta área;
  • aumentar as suas capacidades de gerir, no futuro, projectos de maiores dimensões;
  • aumentar o seu potencial de evolução para actividades de maior responsabilidade.

Pré-Requisitos

Esta Carreira Profissional não requer qualquer tipo de conhecimento a nível de Gestão de Projetos, experiência na área ou habilitações a nível académico, apenas necessita de ter conhecimentos de Microsoft Excel.

São necessários conhecimentos técnicos de Inglês (capazes de ler e compreender manuais).

Metodologia

  • 140 Horas de Formação
  • 6 Ações de Formação Técnicas
  • 1 Workshop
  • 1 Projeto
  • 3 Ações de Formação em Softskills
  • 1 Exame de Certificação
  • 1 Sessão de Processo de Candidatura

Programa

  • A Essência da Gestão de Projetos
  • Certified Associate Project Management (CAPM)®
  • PRINCE2 Foundation
  • Workshop: Requirement Analysis
  • Microsoft Project
  • Microsoft Excel – Earned Value Management
  • Agile em Gestão de Projetos
  • Projeto Prático
  • Liderança Situacional e Comunicação
  • Gestão de Expectativas dos Stakeholders
  • Job Intelligence
  • CAPM Application Process

A Essência da Gestão de Projetos

  • Princípios essenciais na gestão de projetos;
  • Ciclo de vida dos projetos;
  • Fases e grupos de processos do projeto;
  • As fases de um projeto;
  • Diferentes formas de gerir um projeto.

Certified Associate Project Management (CAPM)®

  • Project Life Cycle and Organization;
  • Project Management Processes;
  • Integration Management;
  • Scope Management;
  • Time Management;
  • Cost Management;
  • Quality Management;
  • Resources Management;
  • Communications Management;
  • Risk Management:
  • Procurement Management;
  • Practice Exam.

 

PRINCE2 Foundation

  • Introduction to Principles;
  • PMI – Main differences:
  • Themes
    • Business case;
    • Organization;
    • Plans;
    • Risk;
    • Quality;
    • Change;
    • Progress;
  • Processes
    • Starting up a project;
    • Initiating a project;
    • Controlling a stage;
    • Managing product delivery;
    • Managing a stage boundary;
    • Directing a project;
    • Closing a project;
    • Process walkthrough.

Workshop: Requirement Analysis

  • Gestão do âmbito do Projeto no PMI;
  • O que são e tipo de requisitos;
  • Processo de engenharia de requisitos: levantamento, negociação e prioridades;
  • Documentação e gestão de requisitos.

Microsoft Project

  • Introdução ao Microsoft Project 2016;
  • Planeamento de projetos;
  • Planeamento de Recursos;
  • Acompanhamento do Projeto;
  • Principais indicadores de controlo do Projeto;
  • Consolidação de projetos.

Microsoft Excel – Earned Value Management

  • Elaborar e definir o orçamento dos recursos do Projecto
  • Utilizar e definir a baseline de custo
  • Earned Value Project Management

Agile em Gestão de Projetos

  • Conceitos de Agile, Scrum e Kanban;
  • Manifesto Ágil, Valores e Princípios Ágeis;
  • Práticas Scrum (Roles, Events, Blacklog);
  • Planeamento e estimativa no Scrum;
  • Gestão de Projetos híbrido – Agile e PMI;

Projeto Prático

  • Projeto prático em Gestão de Projetos de acordo com o estabelecido no PMBOK 6ª Edição

Liderança Situacional e Comunicação

  • A importância da Liderança;
  • Tipos e estilos de liderança;
  • Liderança Servidora e a gestão de projetos;
  • Comunicar eficazmente com os diferentes interlocutores
  • Obstáculos e barreiras a uma comunicação eficaz;
  • Estratégias e Técnicas para uma comunicação eficaz.

Gestão de Expectativas dos Stakeholders

  • A importância da Gestão de expectativas;
  • Identificar as expectativas dos Stakeholders na empresa e na gestão de projetos;
  • Definição de critérios e avaliação das medidas;
  • Como gerir expetativas de uma forma eficaz.

Job Intelligence 

  • Imagem profissional;
  • “Personal brand statement” nas redes sociais;
  • Abordagem ativa ao mercado de trabalho;
  • Linguagem Corporal nas entrevistas profissionais

CAPM Application Process

  • Levantamento de informação;
  • Preenchimento do processo de candidatura.
Chat

Quero saber mais informações sobre este curso

Project Manager

Gestão | 140h - Pós-Laboral: 18h45 às 22h15 (2ª, 4ª e 6ª feiras)


Notas

Pretende mais informação sobre este curso?

Preencha o formulário com os seus dados e as suas questões e entraremos em contacto consigo para lhe darmos todas as informações pretendidas.

Obrigado!