Liderança e Motivação de Equipas

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No final do programa, os participantes deverão ser capazes de:

  • Reconhecer quais os elementos centrais dos processos de funcionamento de uma equipa e quais as formas de intervenção para melhorar a sua eficácia;
  • Utilizar o modelo de liderança de equipas de acordo com a abordagem funcional da liderança;
  • Distinguir os conceitos de Leadership, Autoridade, Influência e Poder;
  • Refletir sobre a sua própria experiência como Líder e sobre a forma adotada na tomada de decisões;
  • Utilizar técnicas de comunicação e mudança planificada, construídas a partir da observação de comportamentos verbais e não-verbais dos grandes comunicadores.

Destinatários

Gestores de topo e intermédios, todos os quadros com responsabilidades de chefia.

Esta ação destina-se a todos os indivíduos que integrem equipas de trabalho e em particular para aqueles que tenham como funções a sua coordenação, chefia ou direção, particularmente em ambientes caracterizados por uma elevada exigência, e sujeitos a frequentes processos de mudança e adaptação às condições de mercado.

Programa

  • Enquadramento Geral
  • O papel do Líder
  • Liderança e estilos de direção
  • O papel do líder
  • Delegação
  • Motivação das equipas
  • A visão e orientação para a direção desejada
  • Avaliação e coaching dos colaboradores

Enquadramento Geral

  • Introdução e Objetivos;
  • Validação pelo formador das necessidades específicas dos formandos.

O papel do Líder

  • A importância da Liderança a 360º na Empresa

Liderança e estilos de direção

  • Qualidade dos bons e dos maus líderes e fatores a ter em conta na liderança de uma equipa;
  • Ciclo de Direção e Gestão de Equipas.

O papel do líder

  • Diferenças entre gestão e liderança de equipas;
  • Estudo dos diferentes tipos de Líder e Estilos de Liderança;
  • Auto-Perceção dos Estilos de Liderança;
  • Como Praticar a Liderança;
  • Análise e Resolução de Situação Complexa com um Colaborador.

Delegação

  • Premissas da Delegação. Vantagens da Delegação. Como Delegar;
  • Avaliação do Colaborador: Maturidade Técnica e Psicológica.

Motivação das equipas

  • Fatores que causam a desmotivação e como abordá-los;
  • Componentes da Motivação. Formas de Desenvolver a Motivação;
  • Abordagem para Motivar os Outros;
  • Motivação e modelo de liderança situacional;
  • Criação de responsabilidade e proatividade através da motivação;
  • Criar elevados níveis de eficácia organizacional.

A visão e orientação para a direção desejada

  • Estabelecer visão, missão e valores, levando à projeção de metas a longo prazo;
  • Aprender a gerir as emoções.

Avaliação e coaching dos colaboradores

  • O Coaching e as suas Etapas
  • O que o coaching é, e o que não é!
  • Objetivos do coaching
  • A Função do Líder e Tutor
  • Coaching do Colaborador
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Liderança e Motivação de Equipas

Soft Skills | 24h - Pós-Laboral: 18h30 - 21h30


Notas

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