Gestão e Resolução de Conflitos

Lisboa
10 Set 2018
a 17 Set 2018
Pós-Laboral

18h30 - 21h30

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Nas organizações nem sempre existe consonância relativamente a interesses, pontos de vista, normas de conduta, o que acaba por originar, em muitas situações, conflitos. As partes envolvidas procuram, então, uma saída para a tensão conflitual. Existem vários processos de lidar com um conflito, mas que perante determinadas situações, se podem revelar desajustados e não acabam por não os resolver. A compreensão do conflito, a percepção do que está na sua origem e o uso do processo de negociação, como uma forma adaptativa de resolver os múltiplos conflitos interpessoais, promovem a eficácia na prevenção e resolução de conflitos nas organizações.

Desta forma, o objetivo deste curso é fazer com que os participantes adquiram ou melhorem os seus conhecimentos acerca do processo de negociação, compreendendo a importância de uma gestão de conflitos adaptativa nos relacionamentos profissionais.

No final da ação, os participantes deverão ser capazes de:

  • Reconhecer as oportunidades e desafios de conflitos;
  • Conhecer qual o seu estilo de abordagem de conflitos;
  • Escolher e adequar as estratégias de atuação a cada situação de conflito;
  • Desenvolver atitudes e comportamentos facilitadores do diálogo e da consequente resolução de conflitos.

Destinatários

Colaboradores de diferentes empresas que trabalham em equipas cujas tarefas exigem interdependência e coordenação entre os seus elementos.

Metodologia

Através de ferramentas práticas, a metodologia a utilizar baseia-se na experiência como forma de fixação dos conceitos e valores apresentados. Das sessões fazem parte:

  • Método ativo, com constante interação com os participantes de maneira a que haja facilitação para a criação de ideias e confirmação dos conteúdos apreendidos;
  • Vivências e exercícios que permitam a partilha e o crescimento;
  • Formação centrada no formando, promovendo a autoaprendizagem e a descoberta do eu e do outro;
  • Criação de Planos de ação para melhoria de competência pessoais e profissionais. 
Método de Avaliação

Auto e hétero avaliação ao longo e no final do curso. Para além do relatório da ação, poderá ser feito um “insight” de cada participante, após discussão com o Cliente, do que se pretende que seja analisado durante a ação, e de medidas que se pretendam tomar após a mesma.

Programa

  • Enquadramento Geral
  • O que é o conflito?
  • Conflitos Laborais
  • Estilos de Comunicação e a Gestão e Prevenção de Conflitos
  • A Importância da Negociação
  • A Mediação como Estratégia de Resolução de Conflitos
  • Plano de Ação de Melhoria
  • Encerramento e Feedback da Ação

Enquadramento Geral

  • Introdução e Objetivos
  • Validação pelo formador das necessidades específicas dos formandos

O que é o conflito?

  • As diversas perspetivas do conflito
  • Tipos de conflitos
  • O processo e as fases do conflito
  • Vantagens e desvantagens do conflito
  • Causas do conflito nas organizações
  • A negociação e gestão de conflitos nas organizações

Conflitos Laborais

  • Atividade prática
  • Etapas para gerir conflitos
  • Diferentes padrões de atuação perante um conflito
  • Fases do desenvolvimento do conflito
  • A natureza, as causas e as diferentes expressões do conflito
  • Os diferentes conflitos laborais

Estilos de Comunicação e a Gestão e Prevenção de Conflitos

  • Estilos agressivo, passivo, manipulador e assertivo
  • Características dos vários estilos de comunicação
  • A importância da assertividade na gestão de conflitos
  • Atividade prática

A Importância da Negociação

  • Os principais riscos da negociação
  • Fases do processo de negociação
  • Variáveis que determinam a eficácia na negociação
  • A escalada na negociação
  • Atividade prática

A Mediação como Estratégia de Resolução de Conflitos

  • As bases
  • Os diferentes passos no processo de mediação
  • O papel do mediador
  • Atividade prática

Plano de Ação de Melhoria

  • Como gerir conflitos e gerar energias positivas? Qual o meu papel enquanto líder?

Encerramento e Feedback da Ação

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Gestão e Resolução de Conflitos

Soft Skills | 18h - Pós-Laboral: 18h30 - 21h30


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