Gestão das Relações TI: Alinhar as TI com a Organização

Chat

Realçar a importância de ter uma gestão de TI alinhada com a Organização dando a conhecer aos seus participantes as técnicas e os métodos aplicados, e vistos como boas práticas a aplicar.

Destinatários

Gestores ou Administradores de TI e informáticos em geral.

Programa

  • Introdução
  • Modelos de diagnóstico
  • Modelos prescritivos
  • Modelos virados para as ações
  • Modelos integrativos

Introdução

  • Conceitos gerais e transversais; Eficiência e eficácia de sistemas de informação;
  • Análise das Abordagens sobre o Papel da TI nas Organizações.

Modelos de diagnóstico

  • Estágios de Informatização das Empresas;
  • Análise da Centralização e Descentralização da TI;
  • “Grid Estratégico”: Impacto Estratégico de Aplicações de TI;
  • Matriz de Intensidade de Informação;
  • “Casos Clássicos” de Sistemas de Informação Considerados Estratégicos;
  • Relação entre Investimentos em TI e Desempenho Organizacional;
  • O Modelo do Alinhamento Estratégico;
  • Outros Modelos para Diagnóstico do Papel da TI nas Organizações.

Modelos prescritivos

  • Anos 90: a “Década da Informação”;
  • Fatores Inibidores e Fatores que viabilizam do Alinhamento Estratégico;
  • Benchmarking para Verificação de Alinhamento Estratégico;
  • Imperativos para a Organização da TI.

Modelos virados para as ações

  • Fatores Críticos de Sucesso (FCS);
  • Gestão da Competitividade através dos Ativos de TI;
  • Balanced Scorecard;
  • A “Escada” de Avaliação de Benefícios.

Modelos integrativos

  • Modelo para Análise da TI;
  • Modelo de Avaliação de TI Segundo um Ciclo de Vida.
Chat

Quero saber mais informações sobre este curso

Gestão das Relações TI: Alinhar as TI com a Organização

Soft Skills | 14h - Laboral: 09h00 - 17h00


Notas

Pretende mais informação sobre este curso?

Preencha o formulário com os seus dados e as suas questões e entraremos em contacto consigo para lhe darmos todas as informações pretendidas.

Obrigado!