Gerir Equipas com Inteligência Emocional

Braga
15 Out 2018
a 24 Out 2018
Pós-Laboral

18h30 - 21h30

Chat

No final desta ação, os participantes vão ser capaz de:

  • Melhorar o comportamento na relação interpessoal;
  • Compreender a utilização do cérebro na sua totalidade e a sua influência na gestão das emoções;
  • Compreender as dimensões e competências da gestão emocional no contexto de trabalho;
  • Compreender o estado emocional de outros indivíduos ou equipas de forma a aumentar o seu poder negocial e relacional;
  • Desenvolver diferentes competências na tomada de decisões e resoluções de problemas, enquadradas nas dimensões da I.E;
  • Analisar os seus pontos fortes e fracos no locus de controlo de forma a arranjar estratégias que lhe permitam ser líderes mais eficazes

Destinatários

Esta ação de formação destina-se a todos aqueles que pretendam desenvolver competências emocionais, quer na sua vida pessoal, quer profissional, tendo em vista o sucesso e o bem-estar intra e interpessoal.

Metodologia

Através de ferramentas práticas, a metodologia a utilizar baseia-se na experiência como forma de fixação dos conceitos e valores apresentados. Das sessões fazem parte:

Método ativo, com constante interação com os participantes de maneira a que haja facilitação para a criação de ideias e confirmação dos conteúdos apreendidos;
Vivências e exercícios que permitam a partilha e o crescimento;
Formação centrada no formando, promovendo a autoaprendizagem e a descoberta do eu e do outro;
Criação de Planos de ação para melhoria de competência pessoais e profissionais.

Programa

  • Enquadramento Geral
  • As atitudes comunicacionais como base para o exercício da liderança
  • A assertividade como ferramenta na gestão emocional
  • As estratégias de resolução de conflitos como consequência da utilização dos estilos de comunicação
  • As componentes da inteligência emocional
  • Características do individuo emocionalmente inteligente
  • Competências associadas á inteligência emocional: suas dimensões
  • Auto consciência emocional, auto gestão emocional, auto motivação, empatia e habilidade relacional
  • A inteligência emocional e a liderança
  • Etapas de desenvolvimento da inteligência emocional e a sua identificação com estilos de liderança
  • Treino cognitivo: controlo do incontrolável e imprevisível
  • Gerir o tempo e organizar o trabalho e dos colaboradores
  • Caracterizar os aspetos distintivos de uma equipa de sucesso
  • Encerramento da ação

Enquadramento Geral

  • Introdução e objetivos;
  • Validação pelo formador das necessidades específicas dos formandos.

As atitudes comunicacionais como base para o exercício da liderança

A assertividade como ferramenta na gestão emocional

As estratégias de resolução de conflitos como consequência da utilização dos estilos de comunicação

As componentes da inteligência emocional

Características do individuo emocionalmente inteligente

Competências associadas á inteligência emocional: suas dimensões

Auto consciência emocional, auto gestão emocional, auto motivação, empatia e habilidade relacional

A inteligência emocional e a liderança

Etapas de desenvolvimento da inteligência emocional e a sua identificação com estilos de liderança

Treino cognitivo: controlo do incontrolável e imprevisível

Gerir o tempo e organizar o trabalho e dos colaboradores

Caracterizar os aspetos distintivos de uma equipa de sucesso

Encerramento da ação

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Gerir Equipas com Inteligência Emocional

Recursos Humanos | 24h - Pós-Laboral: 18h30 - 21h30


Notas

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