FLAGProfessional UX/UI Designer

Lisboa
Sob consulta
Manhã

2ª 4ª e 6ª 09h30 - 12h30

Chat

No dia a dia constroem-se marcas através dos princípios fundamentais de design de comunicação. Mas no espaço digital, a colaboração entre disciplinas e aptidões é crítica.

Neste curso vais aprender a aplicar os fundamentos base das teorias de design, centrados no utilizador e nos princípios de interação, e o modo como podes inseri-los no contexto do digital e nos processos de produção padrão da indústria digital.

Os Designers de interação têm o espaço e liberdade para pensar profundamente e de forma holística sobre as linguagens visuais. Prestam a atenção ao pormenor, às hierarquias visuais, à tipografia, ao espaço, à cor, e ao equilíbrio. São responsáveis por realizar e manter a qualidade do design ao longo de todas as fases de um projeto digital, estabelecendo as guidelines e ajustando cada pixel para garantir que o resultado final é perfeito, sabendo conjugar a forma e a função no produto final desenvolvido.

O Design de interfaces não se pode focar somente no desenvolvimento aplicacional. A experiência do utilizador, a usabilidade e o design de interação são fundamentais não só para o sucesso do produto digital mas também para que os utilizadores tenham a melhor experiência possível.

 

Este curso tem como objetivos:

No curso FLAGProfessional UX/UI Designer, os formandos serão dotados de todos os conhecimentos teóricos e competências necessários para ingressar no mercado de trabalho, fornecendo aos seus participantes os requisitos para desempenharem funções ligadas ao design de interação, usabilidade e user experience, no desenvolvimento e produção de interfaces para plataformas Web &Mobile.

Destinatários

Este curso destina-se a todos os interessados em iniciar ou consolidar uma atividade profissional no design de interação centrado no utilizador, e com uma forte componente de planeamento e desenho de interfaces gráficos. Note-se que os cursos FLAGProfessional desenvolvem-se com graus de exigência extremamente elevados, o que obriga a uma total disponibilidade para o correto acompanhamento das matérias lecionadas, bem como dos projetos a realizar.

Pré-Requisitos

Conhecimentos de sistema operativo (Windows ou MacOS) na ótica do utilizador. Conhecimentos gerais em Ferramentas Gráficas. Gosto e apetência Criatividade e pela área de Web, Mobile Design e outras plataformas digitais.

Programa

  • Metodologias Processo de Design Digital (12h)
  • Fundamentos de UX/UI Design (12h)
  • User Research (9h)
  • Arquitetura de Informação (9h)
  • Visual Design (9h)
  • Criação Mockups Sketch (15h)
  • Desenho e Prototipagem com Invision (21h)
  • Design de Interação (21h)
  • User Testing (6h)
  • Projeto (18h)
  • Front-End Development com HTML5 e CSS3(36h)
  • Responsive Web Design & Development (15h)
  • Workshop: JavaScript Foundations (12h)
  • Interatividade e Animações com CSS3, Jquery e Plugins (21h)
  • Workshop: Responsive WordPress (21h)
  • Projeto Prático (15h)
  • Motion for Interaction (18h)
  • Adobe Animate CC (27h)
  • Projeto Prático (18h)

Metodologias Processo de Design Digital

  • Processos de desenvolvimento de produtos  (Agile, Scrum, Lean e Waterfall)
  • Conceitos, Ferramentas, Metodologias
  • Conceito de MVP  (Minimum Viable Product)
  • Problema/Solução
  • Construção, Medição, Aprendizagem
  • Processo de design  (etapas)
  • Design Systems
  • The Design Sprint
  • (Google Product Design Sprint)
  • Introdução ao Google Design Sprint
  • Processo Tradicional vs Design Sprint
  • As fases do Google Design Sprint
  • Apresentação dos Materiais Necessário
  • Understand: Compreender
  • Diverge: Divergir
  • Decide: Decidir
  • Prototype: Prototipar
  • Validate: Validar

Fundamentos de UX/UI Design

  • Introdução à User Experience.
  • O que é?
  • Elementos da User Experience
  • UX ­ princípios básicos e factores que contribuem para uma boa experiência
  • Ux vs Ui
  • Objetivos do Utilizador vs. Objetivo de Negócio
  • O que é a Usabilidade
  • Princípios de Design
  • Aspectos de Usabilidade para melhoraria de UI
  • Avaliação Heuristica

 

User Research

  • Concepção do produto
  • Competitor Analysis
  • Entrevistas
  • Personas
  • User Stories
  • Customer Experience Maps

Arquitetura de Informação

  • Card Sorting – O que é e como conduzir um card sorting
  • Desenho de AI – Estrutura e relação de dados
  • Validação de AI com utilizadores
  • Site Map

Visual Design

  • Tendências (menus, navegação, flat, material desig )
  • O processo de design em meio digital
  • Displays e Dispositivos (ecrã, smartphone, tablet) dimensões e margens de segurança.
  • Os elementos de design (branding e coerência da linguagem gráfica: marca, cores, icons, fontes)

Criação de Mockups com Sketch

  • Introdução ao Sketch
  • Ambiente de trabalho e ferramentas
  • Design Libraries
  • Protipagem
  • Criação écrans de alta fidelidade
  • Criação de Assets
  • Ui Kits
  • Produção e Integração com InVision

Desenho e Prototipagem com Invision

  • Fundamentos Wireframing
  • Bases Brainstorming e desenho rápido de ideias
  • Definição de flows, estrutura e layout da aplicação
  • Prototipagem rápida ­ protótipos de papel, protótipos de páginas e/ou componentes (balsamiq, keynote, etc)
  • Angariação de feedback e propostas iterativas.
  • Integração com Sketch
  • Wireframes Vs Protótipos interativos
  • Criação Protótipos interativos
  • Produção e integração

Design de Interação

  • O que é UI?
  • Moodboards, Wireframes, Frameworks
  • Interação (Formulários, Botões e Indicadores Visuais)
  • Navegação Mobile / Taxonomia dos Gestos
  • Responsive & Adaptative Web Design

User Testing

  • Tipos de testes com utilizadores.
  • Ferramentas e exemplos.
  • Finalização Visual Design e Ready for Production
  • A/B testing – ferramentas e vantagens.
  • Métricas e análise de conversão

Projeto Prático

  • Ui Kits, Styleguides, moods, identidade visual
  • Hierarquia Visual
  • Peso visual, contraste e profundidade
  • Preparação de protótipo para desenvolvimento

Front-End Development com HTML5 e CSS3

  • Elementos estruturais HTML5
  • Quando usar os novos elementos estruturais
  • Texto
  • Formulários
  • Áudio e Vídeo
  • Canvas
  • Data Storage
  • Offline
  • Geolocation
  • Acessibilidade
  • Compatibilidade de HTML 5 e CSS 3
  • CSS 3 propreties e atributos
  • CSS 3 animações
  • CSS3 Media Queries

Responsive Web Design & Development

  • Principios básicos do Responsive
  • Responsive Website vs Mobile
  • App”Fix and Fluid Layouts
  • Adaptive and Responsive Web Design
  • Media Queries
  • Mobile First
  • Responsive Design
  • Progressive Enhancement
  • Frameworks

Workshop: JavaScript Foundations

  • Noções Base JavaScript
  • Eventos
  • Variáveis
  • Funções
  • Expressões e ciclos
  • Programação Orientada a Objetos
  • Strings
  • Arrays
  • Elementos e propriedade
  • Criação de Nós
  • Animação

Interatividade e Animações com CSS3, Jquery e Plugins

  • Como desenhar com HTML e CSS
  • Transforms e transitions em CSS3
  • Animações em CSS3
  • Introdução ao Jquery
  • Selectores
  • Atributos
  • Efeitos/Animações
  • Eventos
  • Animação e interatividade com o jQuery

Workshop: Responsive WordPress

  • Instalação do WordPress
  • Criação de páginas
  • Artigos, categorias e tags
  • Instalação e utilização de Plugins
  • Menus e widgets
  • Configurações base
  • Utilizadores e profiles
  • Utilização de themes/templates

Projeto Prático

Motion for Interaction

Adobe Animate CC

Projeto Prático

Chat

Quero saber mais informações sobre este curso

FLAGProfessional UX/UI Designer

Programação Web e Mobile | 315h - Manhã: 2ª 4ª e 6ª 09h30 - 12h30


Notas

Pretende mais informação sobre este curso?

Preencha o formulário com os seus dados e as suas questões e entraremos em contacto consigo para lhe darmos todas as informações pretendidas.

Obrigado!