fbpx

FLAGProfessional UX/UI Designer

Aveiro
02 Dez 2020
a 04 Out 2021
Pós-Laboral

2ª, 4ª e 6ª feiras das 18h30 às 21h30

Chat

No dia a dia constroem-se marcas através dos princípios fundamentais de design de comunicação. No espaço digital, a colaboração entre disciplinas e aptidões é crítica. Neste curso vais aprender a aplicar os fundamentos base das teorias de design, centrados no utilizador e nos princípios de interação, e o modo como podes inseri-los no contexto do digital e nos processos de produção standard da indústria digital.

Os Designers têm o espaço e liberdade para pensar profundamente e de forma holística sobre as linguagens visuais. Prestam atenção ao pormenor, às hierarquias visuais, à tipografia, ao espaço, à cor e ao equilíbrio. São responsáveis por realizar e manter a qualidade do design ao longo de todas as fases de um projeto digital, estabelecendo as guidelines e ajustando cada pixel para garantir que o resultado final é o ideal, sabendo conjugar a forma e a função no produto final produzido e desenvolvido.

 

O Curso FLAGProfessional UI/UX Designer tem como objetivos:

Os formandos serão dotados de todos os conhecimentos teóricos e competências necessários para ingressar no mercado de trabalho, fornecendo aos seus participantes os requisitos para desempenharem funções ligadas ao design de interação, usabilidade e user experience, no desenvolvimento e produção de interfaces para plataformas Web & Mobile.

 

Destinatários

  • Este curso destina-se a todos os interessados em iniciar ou consolidar uma atividade profissional no design de interação centrado no utilizador, e com uma forte componente de estrutura e desenho de interfaces gráficos.
  • Note-se que os cursos FLAGProfessional desenvolvem-se com graus de exigência extremamente elevados, o que obriga a uma total disponibilidade para o correto acompanhamento das matérias lecionadas, bem como dos projetos a realizar.

Pré-Requisitos

  • Conhecimentos de sistema operativo (Windows ou MacOS) na ótica do utilizador.
  • Conhecimentos gerais em Ferramentas Gráficas é facultativo mas não obrigatório na frequência do curso.
  • Gosto e apetência pela Criatividade e pela área de Web, Mobile Design e plataformas digitais.

Metodologia

Programa

  • Metodologias de design digital (12h)
  • Fundamentos de UX/UI Design (12h)
  • Ux Strategy (6h)
  • User Research (12h)
  • Arquitetura de informação (12h)
  • Visual Design (9h)
  • Prototipagem com Figma (15h)
  • Prototipagem interactiva com Invision (21h)
  • Design de interação (21h)
  • User testing (6h)
  • Projeto prático UX & UI (18h)
  • Front-End Development com HTML5 e CSS3 (36h)
  • Responsive Web Design & Development (15h)
  • Workshop: JavaScript Foundations (18h)
  • Workshop: Responsive WordPress (24h)
  • Projeto Prático User Interface Development (18h)
  • Motion for Interaction (15h)
  • Interatividade e Animações com CSS3, Javascript e Plug-ins (24h)
  • Projeto Final Geral (21h)

Metodologias de design digital

  • Processos de desenvolvimento de produtos (Agile, Scrum, Lean e Waterfall)
  • Perfis de uma equipa de product design (product owner, project manager, designers, developers, testers, etc.)
  • Diferenças entre perfis de designers (digital product designer, UX designer, UI designer, visual designer, interactive designer, etc.)
  • Definição do problemas
  • Definição de briefings
  • Conceito de MVP (minimum viable product)
  • Design Thinking
  • Google Design Sprint
  • Processo de design digital (principais etapas)

Ux Strategy

  • Introdução a UX Strategy
  • Validação proposta de valor
  • Conhecer a concorrência/mercado
  • Value Innovation
  • Criação de protótipos para experimentação
  • Desenhar para conversão
  • Construir uma estratégia de UX
  • Next steps

Fundamentos de UX/UI Design

  • Definição de user experience e user interface
  • Elementos da user experience
  • Princípios básicos de user experience
  • Factores de sucesso de uma experiência digital
  • Objetivos do utilizador vs. objetivo de negócio
  • Definição de usabilidade
  • Avaliação heuristica
  • Acessibilidade

User Research

  • Definição de user research
  • Entrevistas
  • Questionários
  • Personas
  • User stories
  • Customer experience map
  • Estudos etnográficos/observação

Arquitetura de informação

  • Definição de arquitectura de informação
  • Definição de taxonomia
  • Estratégia de conteúdos
  • Card Sorting (analógico e digital)
  • Site map
  • Definição de user flows
  • Tree testing
  • Ferramentas digitais (Optimal Workshop)

Visual Design

  • Procura e identificação de referências visuais
  • Moodboards
  • Brainstorming
  • Principios do visual design
  • Elementos fundamentais do visual design (cor, tipografia, estilos de texto, iconografia, ilustração, fotografia, etc.)
  • Grelhas
  • Design system
  • Tendências do design digital

Prototipagem com Figma

  • Definição do conceito de prototipagem (baixa fidelidade — esquiço ou wireframes — alta fidelidade e interactiva)
  • Fundamentos wireframing
  • Ferramentas de desenho digital
  • Comparação com outras ferramentas
  • Opções básicas do Figma (the interface, layer basics, shapes, vector editing, text, images, grouping layers, styling, canvas e preferences)
  • Opções avançadas do Figma (text styles, layer styles, symbols e nested symbols)
  • Plugins no Figma
  • Opções de exportação e criação de assets
  • Passagem de protótipos para desenvolvimento com Zeplin
  • Criação de styleguides

Prototipagem interactiva com Invision

  • Criação de protótipos em Invision
  • Introdução ao Invision (preview mode, build mode, comment mode, inspect mode e history mode)
  • Partilha de protótipos através de Invision
  • Processos iterativos de trabalho e angariação de feedback
  • Plugin do Invision para Sketch (Craft)
  • Invision Design System Manager

Design de interação

  • Definição de design interactivo
  • Principios de interacção
  • Principios de animação para digital product design
  • Definição de responsive design
  • Taxonomia dos gestos
  • Desenho de processos interactivos simples (login, registos, preenchimento de formulários, etc.)
  • Ferramentas digitais de prototipagem interactiva
  • Prototipagem interactiva com Sketch

User testing

  • Definição de user testing
  • Tipos de testes com utilizadores (qualitativos e quantitativos)
  • Testes de usabilidade (planeamento, realização e análise)
  • A/B testing
  • Métricas e análise de conversão
  • Ferramentas (Google Analytics, Hotjar, etc.)

Projeto prático UX & UI

Front-End Development com HTML5 e CSS3

  • Elementos estruturais HTML5
  • Quando usar os novos elementos estruturais
  • Texto
  • Formulários
  • Áudio e Vídeo
  • Canvas
  • Data Storage
  • Offline
  • Geolocation
  • Acessibilidade
  • Compatibilidade de HTML 5 e CSS 3
  • CSS 3 properties e atributos
  • CSS 3 animações
  • CSS3 Media Queries

Responsive Web Design & Development

  • Principios básicos do Responsive
  • Responsive Website vs Mobile
  • App”Fix and Fluid Layouts
  • Adaptive and Responsive Web Design
  • Media Queries
  • Mobile First
  • Responsive Design
  • Progressive Enhancement
  • Frameworks

Workshop: JavaScript Foundations

  • Noções Base JavaScript
  • Eventos
  • Variáveis
  • Funções
  • Expressões e ciclos
  • Programação Orientada a Objetos
  • Strings
  • Arrays
  • Elementos e propriedade
  • Criação de Nós
  • Princípios básicos Animação

Workshop: Responsive WordPress

  • Instalação do WordPress
  • Instalação e utilização de Plugins
  • Configurações base
  • Utilização de themes/templates

Projeto Prático User Interface Development

 Motion for Interaction

  • Princípios de animação tradicional vs digital e de interacção
  • Ferramentas
  • Micro-interações, animações de transição
  • Desenvolvimento de protótipo
  • Integrações

Interatividade e Animações com CSS3, Javascript e Plug-ins

  • Como desenhar com HTML e CSS
  • Transforms e transitions em CSS3
  • Animações em CSS3
  • Selectores
  • Atributos
  • Efeitos/Animações
  • Eventos
  • Animação e interatividade com o Javascript

Projeto Final Geral

Chat

Quero saber mais informações sobre este curso

FLAGProfessional UX/UI Designer

Design & Comunicação | 315h - Pós-Laboral: 2ª, 4ª e 6ª feiras das 18h30 às 21h30


Notas

Pretende mais informação sobre este curso?

Preencha o formulário com os seus dados e as suas questões e entraremos em contacto consigo para lhe darmos todas as informações pretendidas.

Obrigado!