FLAGProfessional Post-Production & Motion Designer

Braga
20 Set 2018
a 15 Mai 2019
Pós-laboral e Sábados

18h30 - 21h30 (3ª e 5ª feiras) + Sábados (10h00 - 17h00)

Chat

A Pós-Produção e o Motion Design são duas das atividades do foro criativo com maior crescimento no mercado atual, associadas ao processo criativo e técnico que recorre a vídeos e imagens em movimento para comunicar, estimular e entreter.
O Pós-Produtor e Motion Designer é o profissional criativo que se deixa encantar pelo design enquanto expressão de movimento e que desenvolve a sua atividade utilizando programas de edição de vídeo, para produção de suportes visuais digitais.

Este curso tem como objectivos:
Dotar os formandos de todos os conhecimentos teóricos e competências necessários para ingressar no mercado de trabalho e assumir uma atividade profissional ligada à Pós-Produção e Motion Design em gabinetes de design, agências de publicidade, agências multimédia, produtoras de vídeo e de televisão.

Destinatários

Todos os interessados em iniciar ou consolidar uma atividade profissional como Pós-Produtor de Vídeo e Animação e/ou Motion Designer.

Pré-Requisitos

Conhecimentos de Sistema Operativo (Windows ou MacOS) na ótica do utilizador. Gosto/apetência pelo design enquanto expressão de movimento.

Programa

  • Técnicas de Captura de Vídeo (12h)
  • Expressividade para a câmara (9h)
  • Conceitos de som (6h)
  • Conceitos de iluminação (6h)
  • Workshop: Estrutura de argumento (3h)
  • Workshop: Storyboard (3h)
  • Steadycam (12h)
  • Projeto I (6h)
  • Conceitos de imagem e da linguagem audiovisual (6h)
  • Técnicas de Edição de Vídeo (6h)
  • Apple Final Cut Pro (18h)
  • Apple Motion (18h)
  • Apple Color (12h)
  • Apple Soundtrack Pro (12h)
  • Apple Compressor (9h)
  • Projeto II (15h)
  • Introdução a Motion Graphics Design (6h)
  • Adobe Photoshop (27h)
  • Efeitos, Transições e Correções de Cor (6h)
  • Adobe After Effects (18h)
  • Adobe After Effects Avançado (24h)
  • Adobe Premiere Pro (21h)
  • Adobe Audition (15h)
  • Projeto III (15h)
  • Técnicas de Distribuição Audiovisual (3h)
  • Workshop: Distribuição para Redes Sociais (3h)
  • Workshop: Conteúdos interativos (3h)
  • Adobe Encore (18h)
  • Projeto Final (24h)
TÉCNICAS DE CAPTURA DE VÍDEO

Noções de lentes e câmaras

Noções de composição e enquadramento

Filmes vs Vídeo

Teaser vs Trailer

Componentes essenciais num Promo

Tipos de planos

Efetuar planos profissionais

Estabilização de imagens

EXPRESSIVIDADE PARA A CÂMARA

Noções de câmara e posicionamento

Guarda-roupa

Linguagem e expressão corporal

Estúdio, exterior, vivo e gravado

Noções de importação e preparação de entrevista

Entrevista e Pivot

Vox Populi

CONCEITOS DE SOM

Tipos de microfones

Tipos de canais

HD em Som

Som ambiente

Sons a evitar em gravações

Checker-boarding

Bit Depth vs Bit Rate

Soundboarding

Técnicas de gravação

Exercícios de gravação

CONCEITOS DE ILUMINAÇÃO

Noções de diferentes tipos de lâmpadas

Iluminação a 3 pontos

Iluminação avançada

Lightboarding

Criação de ambientes

Iluminação para vários tipos de audiovisual

Exercícios de iluminação

WORKSHOP: ESTRUTURA DE ARGUMENTO

Noções de argumento

Sinopse e tratamento

Criação de roteiros para diferentes produtos de audiovisual

Uso da Realidade para solidificar Argumentos

Argumento no Documentário

Ficção Vs Não Ficção

WORKSHOP: STORYBOARD

Apresentação dos argumentos escolhidos a serem realizados no módulo anterior

Conceitos de Storyboarding

Boas práticas de Storyboarding

Storyboarding como suporte para a Anotação

STEADYCAM

Equipamento e segurança necessária

Análise do plano com o Realizador

Técnicas de preparação física para o uso de Steadycam

Técnicas de gravação com uma Steadycam

Aulas práticas no exterior

CONCEITOS DA IMAGEM E DA LINGUAGEM AUDIOVISUAL

Tipos de linguagens

  • Verbal
  • Sonora
  • Visual

Planos

  • Descritivos
  • Expressivos
  • Panorâmicos

Câmara móvel e câmara estática

Movimento de Câmara ou Movimento dos sujeitos gravados?

‘Sound Mix’ vs Edição de Áudio

Preparação de uma cena para gravação

Diferentes planos para produtos específicos de Audiovisual

Visionamento de exemplos acima referidos

Gravação dos argumentos selecionados nos módulos anteriores

TÉCNICAS DE EDIÇÃO DE VÍDEO

Visionamento e discussão de exemplos de trabalho

Noções de Edição de vídeo

Principais noções e regras de Edição de Vídeo

Estudo de diferentes conceitos e genéricos de montagem

Técnicas de Edição de vídeo usada para abstrair o espectador

Agrupamento de planos

Edição de Vídeo determinando o estilo de produto de Audiovisual

APPLE FINAL CUT PRO

Introdução ao software e ao vídeo

  • Conceitos e terminologia do vídeo
  • Visionamento de exemplos de edição
  • Parâmetros definidores de um ficheiro do Final Cut
  • Apresentação dos vários tipos de projetos e seus formatos
  • Definição e exploração do workspace
  • Organização em disco de um projeto
  • Navegação no projeto
  • Normas e padrões de ficheiros e formatos vídeo

Organização, criação e importação de media

  • Organização dos media na Janela Project
  • Importações de vídeo, áudio e imagens
  • Análise dos parâmetros de importação – Destino de ficheiros e enconding do media
  • Batch Capture
  • Áudio e Vídeo settings
  • Gestão de espaço em disco e dos projetos
  • Configuração de shortcuts
  • Sequence settings
  • Atribuição de labels

Edição: montagem de vídeo, imagem e som

  • Ferramentas seleção e de navegação:

Trimming, de corte, de ligação

  • Ferramentas de edição das linhas de fade, drag and drop, markers
  • A utilização das Transitions do Final Cut em vídeo
  • Edição de Fading em clips de vídeo
  • Criação e gestão do Preview
  • Aplicação do safe margins
  • Re-conexão de media
  • Criação de subclips
  • Edição multi-camera

Regulação e tratamento de som para DVD

  • Introdução conceitos básicos de sonoplastia
  • Normas dos formatos de áudio
  • Dobragem áudio (voice Over)
  • Aplicação de ganhos (db)
  • Aplicação de efeitos no som – transições de clips áudio
  • Automatismo da mistura áudio
  • Audio filters
  • Utilização de marcas para sincronização de clips
  • Audio Peaks
  • Duplicação de canais (left & right)
  • Canais mono e stereo

Composição

  • Aplicação de tranparency em clips de vídeo
  • Aplicação de motion e seus componentes, filters, composite mode
  • Opacidade, alpha
  • Aplicação de efeitos vídeo nos canais de super-imposição
  • Exploração da tools
  • Color correction

Legendagem e criação de fichas técnicas

  • Criação de title e items
  • Criação de genéricos
  • Legendagem de peças editadas
  • Inserção de gráficos Photoshop em sequências

Renderização e exportação dos projetos

  • Cuidados com o backup de projetos
  • Render e export de Vídeo e Áudio
  • Finalização – métodos de compressão e de streaming
  • Produção de clips offline e online
  • Exportação para vídeo e cassete
  • Exportação para Flash (flv encoding)
  • Exportação
APPLE MOTION

Introdução

Interface

Transformar objetos

Personalizar o programa

Trabalhar com ficheiros do Photoshop

Trabalhar com vídeos do Final Cut Pro

Entender Blend Modes

Criação de formas animadas

Criação de partículas

Criação de réplicas

3D: Câmaras e Luzes

Entender Behaviors

Criação de texto para outputs profissional

Uso de filtros

Trabalhar com chromas

Geradores

Paintrsoke: animação orgânica

Animações com som

Exportação

Integração com outros programas

APPLE COLOR

Introdução

Bases da correcção de cor a nível teórico

Entendendo a fluidez da cor

Como o color funciona

Usando os Escópios

Correções Primárias

Correções Secundárias

Efeitos Especiais de Cor

Pan e Scan Tracking

Primary Out

Gerindo as Grades

Correções de cor cena a cena

Mudar a cor ao longo do tempo

Render

Output do trabalho efectuado

APPLE SOUNDTRACK PRO

Introdução

Interface

Edição básica e avançada

Uso de ruído de uma maneira criativa

Redução de ruído

Criação de som ambiente

Multitake – voz-off/voice-over perfeito

Uso de equalizadores para dominio absoluto do som

Editar em Surround

Criar uma canção

Conformar projetos com datas diferentes

Exportação

Ligação com outros programas

APPLE COMPRESSOR

Introdução

Noções de Compressão

‘Bid Budgeting’

‘Workflow’ com a restante Final Cut Suite

‘Transcoding’

Aprender o Interface

Trabalhar com Sorround

Fazer ‘crop’ no vídeo

Personalizar os ‘outputs’ da compressão

Criar Droplets

Ligar jobs

Automatizar ‘settings’

Processamento distribuído

Clusters Virtuais

“Receitas” para diferentes compressões

Como usar Filtros

Conclusão

INTRODUÇÃO A MOTION GRAPHICS DESIGN

Conceitos de Motion Graphics

A Evolução de Motion Graphics

Integração de Motion Graphics com outras tecnologias

Exemplos práticos de Motion Graphics na Cinema

Exemplos práticos de Motion Graphics na Publicidade

‘Branding’ e Motion Graphics

ADOBE PHOTOSHOP

Introdução e controle do interface

  • Apresentação do interface do Photoshop
  • Novo interface de janelas
  • Ferramentas, menus, paletas
  • Atalhos de teclado
  • Preferências
  • Adobe Bridge – Melhoramentos no 30

Documentos; Organização espacial e métodos de visualização

  • Formatos
  • Pixel vs vector
  • Image/Canvas Size
  • Ferramenta crop
  • Ferramenta Content-aware sacling
  • Réguas, grelhas e guias
  • Coordenadas X, Y
  • Ponto zero
  • Organização da área de trabalho (Workspace)

Ferramentas Hand e Zoom

  • Novos comportamentos de zoom
  • Ferramenta Rotate view
  • Modos de visualização do documento

Layers

  • Menu
  • Criar
  • Visualizar/esconder, activar/desactivar
  • Bloquear; Reordenar; Duplicar; Agrupar
  • Organização do trabalho
  • Gestão e importação
  • Opacidade e preenchimento (Shape Layer)
  • Adicionar estilos
  • Modos de Blending

Criar e transformar formas básicas

  • Usar ferramentas de formas primitivas

Ferramentas de pintura e edição

  • Formas de preenchimento (Foreground/Background)
  • Utilização de Brushes
    • Escala do Brush
  • Criar, guardar e transportar uma livraria de cores (Swatches)
  • Gradientes:
    • Criar; Controlar; Salvar preferências
    • Carregar

Máscaras e ferramentas de seleção

  • Magic Wand
  • Seleções rápidas com a Quick Mask
  • Seleções utilizando as ferramentas:
    • Polygonal Tool
    • Marquee Tool
  • Gestão das seleções

Componente vectorial

  • Pen Tool
  • Controle vectorial (alavancas e pontos)
  • Conversão das Paths em seleções e vice-versa
  • Save Path
  • Layer Shape e Layer Path
  • Componente vectorial num bitmap

Texto

  • Texto formatado
  • Texto em máscara (Type Mask)

Tratamento de Imagem

  • Painel Ajustments
  • Modelos de cor (CMYK/RGB/Grayscale)
  • Ajuste da gama tonal
  • Ajuste das cores selectivas
  • Controle dos brilhos, meios-tons e sombras
  • Blur e Unsharp Mask

Impressão

  • Configuração

Modelos de gravação

  • Extensão nativa
  • Compatibilidades
EFEITOS, TRANSIÇÕES E CORREÇÕES DE COR

Compreender os tipos de Efeitos aplicados em Motion Design

Conceitos de Fade, Timelapse, etc

Diferentes noções de Fades

Correções de cor localizadas e globais

Compreensão do dever de um/a colorista

Visionamento de exemplos acima referidos

ADOBE AFTER EFFECTS

Introdução ao After Effects e ao vídeo

  • Conceitos e terminologia elementares de vídeo
  • Visionamento de exemplos das capacidades do software
  • Apresentação do interface
  • Definição de compositions para finalidades diferentes
  • Qualidade de visionamento do projeto
  • Parâmetros de import
  • Apresentação dos diferentes workspaces

Fundamentos de layers e keyframes

  • Manipulação e operações elementares de Layers
  • Animação de propriedades e keyframing
  • Animação de propriedades de layer
  • Controlo de motion paths e ritmos
  • Aplicação de motion blur em imagens estáticas para maior realismo

Composição 2D e 3D

  • Desenho vetorial de máscaras
  • Operações booleanas para criação de diferentes formas de máscaras
  • Rotação e redimensionamento de máscaras
  • Aplicação de motion blur
  • Proteção, cópia e duplicações de máscaras
  • Animação da forma, posição, feather e opacidade da máscara

Máscaras

  • Desenho vetorial de formas para máscaras
  • Operações booleanas para criação de formas das máscaras
  • Rotação e redimensionamento de máscaras
  • Definição da opacidade da máscara e aplicação de motion blur

Guardar os mesmos para posterior utilização

  • Tratamento e masterização do áudio para frequências standard do mercado profissional
  • Controlo de volume e ganhos

Export e renderização

  • Finalização do projeto
  • Render do projeto
  • Render settings, output module
ADOBE AFTER EFFECTS – AVANÇADO

Layers e keyframes

  • Aplicação de motion blur em imagens estáticas para maior realismo
  • Time Remmaping e stretch para alteração de velocidades e duração de clips vídeo
  • Relações de parent-children entre layers

Composição 2D e 3D

  • Transformação de uma layer 2D em 3D e vice-versa
  • Movimentação em profundidade, utilizando os valores de X, Y e Z
  • Rotação e movimentação de layers 3D
  • Exploração de vistas simultâneas para melhor funcionalidade e controlo das animações
  • Chroma Keying
  • Tracking motion

Máscaras

  • Retirar backgrounds sem usar chromas
  • Proteção, cópia e duplicações de máscaras
  • Animação da forma, posição, feather e opacidade da máscara

Layers

  • Tornar uma layer 2D em 3D ou vice-versa
  • Movimentação em profundidade e rotações tridimensionais de layers 3D
  • Utilização de vistas simultâneas ou de diferentes áreas de composição
  • Criação de luzes e interação da iluminação com as layers
  • Layers definidoras da projeção da luz
  • Animação das luzes no espaço e nas propriedades

Controlos de animação

  • Criação de câmaras
  • Propriedade da câmara

Profundidade de campo, focagem, distância focal

  • Animação de câmaras em layers 2D e 3D
  • Transições entre câmaras
  • Criação de luzes e interação da iluminação com as layers
  • Layers definidoras da projeção da luz
  • Animação das luzes no espaço e nas propriedades
  • Exploração dos vários tipos de luz aplicáveis
  • Análise e aplicação de presets de animações e o seu manuseamento
  • Visionamento de plugins extra e as suas potencialidades
  • Animação e formatação de texto e respectivos parâmetros
  • Execução de plugins próprios

Guardar os mesmos para posterior utilização

  • Time remapping e aplicação de efeitos de Delay ou Backwards
  • Ajuste com Bass & Treble

Export e renderização

  • Parâmetros de export – vários formatos e aplicações
  • Utilização de vídeos ou imagens para a construção de uma animação demonstrativa
  • 3D de Photoshop
ADOBE PREMIERE PRO

Introdução e conceitos elementares de vídeo

  • Conceitos e terminologia básicos
  • Organização em disco de um projeto
  • Parâmetros definidores de um ficheiro de trabalho do Premiere
  • Ambiente de trabalho e a relação entre os principais elementos

Organização de recursos e criação de um projeto

  • Organização da média na janela Project
  • Importações múltiplas, de pastas ou projetos
  • Navegação no projeto
  • Ferramentas de seleção e de navegação
  • Importação direta de DVD’s para os projetos

Edição: montagem de vídeo e imagem

  • Ferramentas de trimming
  • Ferramentas de corte
  • Ferramentas de ligação e de edição das linhas de fade
  • Edição de fading em clips de vídeo
  • A utilização das transitions do Premiere no primeiro canal de vídeo
  • Utilização do storyboard
  • Métodos de trabalho para a montagem de animações frame a frame
  • Criação e gestão de preview
  • Script to Sceen: Edição através da fala dos intervenientes
  • Fechar as ‘gaps’ na timeline
  • Remoção de Backgrounds

Edição e Regulação de som

  • Audio mixing
  • Edições de fade
  • Panning em canais mono
  • Decomposição do stereo e alteração de pitch
  • Conceito e utilizações práticas de virtual clips
  • Utilização de marcas para sincronização de clips
  • Criação e utilização de clips color matte

Composição: Transparency, motion e effects

  • Aplicação de transparency em clips de vídeo
  • Edição de um film strip no Adobe Photoshop
  • Canais de imagem e canal alpha
  • Importação de imagens vectoriais a partir do Adobe Illustrator
  • Aplicação de efeitos vídeo nos canais de supre-imposição
  • Aplicação de efeitos no som
  • Animação de clips vídeo com motion

Legendagem e criação de fichas técnicas

  • Title Designer

Renderização e exportação dos projectos

  • Finalização – métodos de compressão e de streaming
  • Produção de clips finais para multimédia offline e on-line
  • Cuidados com o backup do trabalho
  • Input e Ouput de Vídeo e Audio
  • Criar o resultado fi nal
  • Escolher tamanho, qualidade, compressão e objetivo – CD, DVD, Web, câmara
ADOBE AUDITION

Introdução e conceitos elementares de sonoplastia

  • Conceitos e terminologia do áudio
  • Parâmetros definidores de um projeto de Audition
  • Criação de um projeto e verificação do sample rate
  • Workspaces e modos de visualização
  • Organização em disco de um projeto

Criação e organização de sessões

  • Possibilidade de configuração de atalhos
  • Importações de vários tipos de ficheiros
  • Importação a partir de CD
  • Abrir e acrescentar ficheiros para sessões no modo Multitrack
  • Gravação de áudio
  • Definição de preferências
  • Interação com Adobe Bridge e Premiere

Edição: montagem de vídeo e imagem

  • Navegação no projeto
  • Edição do view e overview
  • Edição de clips: Corte, seleção, copiar e colar áudio
  • Aplicação de markers
  • Trabalho sobre faixas mudas
  • Inversão e reversão
  • Análise de phase, frequência e amplitude
  • Conversão de tipos de samples
  • Sincronização
  • Preview e trabalho com vídeo

Composição e efeitos

  • Aplicação de ganhos (db)
  • Aplicação de efeitos no som – transições de clips áudio
  • Audio Mixing:
  • Edições de fade, panning em canais mono, decomposição do stereo e alteração de pitch
  • Duplicação de canais (left & right)
  • Filtros e equalização
  • Amplificação e compressão
  • Delay e echo
  • Reverbação
  • Controlo de MIDI
  • Loops
  • Criação de som surround

Gravação, renderização e exportação dos projetos

  • Cuidados com o backup do trabalho
  • Exportação e seus parâmetros
  • Formatos de Áudio e Vídeo
  • Criação de CDs áudio
    • Assembling e writing
TÉCNICAS DE DISTRIBUIÇÃO AUDIOVISUAL

Destinos para produtos de Audiovisual criados

Técnicas de Distribuição

Preparação de Portfolios/Showreels adequados ao Output específico

Apresentação dos alunos de campanhas de Distribuição na aula

WORKSHOP: DISTRIBUIÇÃO PARA REDES SOCIAIS

Formatos Digitais

Técnicas de gravação

Audio na web

Criação de um produto para uma rede social

Preparação de um canal on-line

WORKSHOP: CONTEÚDOS INTERATIVOS

Conceitos de conteúdos interativos

A interatividade como atividade

Publicidade interativa

Mundos virtuais

ADOBE ENCORE

Conceitos de vídeo e DVD authoring

  • Nomenclatura de conceitos de vídeo
  • Apresentação do DVD-authoring
  • Conceitos básicos de enconding e definição de regiões

Workspace

  • Trabalhar entre plataformas Mac/Windows
  • Apresentação do workspace
  • Visionamento e utilização dos vários tipos de workspace
  • Criação de um projeto e definição de propriedades
  • Playlist
  • Chapter playlist
  • Adobe Dynamic link
  • Personalizar a barra de ferramentas (toolbar)
  • O inspector
  • Importação de assets, menus, timelines e slideshows
  • Templates e sua utilidade
  • Criação e aplicação dos templates
  • Propriedades do projeto, menu, transições, cores

Criar menus de DVD

  • Criação de novos botões
  • Ordem dos botões e navegação
  • Drag and drop de media
  • Adicionar música
  • Ligação de botões com média
  • Criação dos capítulos
  • Identificação de capítulos
  • Ligação de botões com os Markers
  • Menus com Motion
    • Básicos
    • Criação de Motion menus
    • Criação de Overlays para os menus com Motion
    • Criação de submenus
    • Criação de novos layouts
  • Gestão de objetos
  • Library; Styles; e Layers

Slideshows

  • Construção de um Slideshow
  • Adicionar música
  • Prever o Slideshow
  • Transições no Slideshow
  • Capacidade do DVD
  • Transições
  • Transições de menus
  • Transições de slideshow

Criar um DVD avançado

  • Verificação de Flowchart
  • Title safe
  • Viewer
  • Criação de subpictures
  • Ripple
  • Ligação e navegação do DVD
  • Planeamento e organização do projeto
  • Elementos do DVD
  • Edição de novos layouts no Photoshop
  • Possibilidade de separação de layers
  • Importação para projeto
  • Criação de “Chapter Índex”
  • Criação de legendas (subtitles)
  • Formatação e pequenas animações de texto
  • Streams múltiplos: ângulos múltiplos
  • Múltiplos Streams de áudio e legendas
  • Interação com After Effects para criação de menus
  • Script to Sceen: Procura no DVD por discurso dito dos intervenientes
  • Pesquisa por legendas

Exportação e enconding do DVD

  • Visionamento do outline
  • Construir o DVD
  • Formatação de propriedades de exportação/enconding
  • Vídeo e Áudio
  • Simulate
  • Transcode
  • Build
  • Gravar o DVD
  • Criação de um DDP e Flash DVDs
Chat

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FLAGProfessional Post-Production & Motion Designer

Video e Motion Design | 336h - Pós-laboral e Sábados: 18h30 - 21h30 (3ª e 5ª feiras) + Sábados (10h00 - 17h00)


Notas

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