Especializado Maya

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O Maya é uma aplicação de 3D completa que oferece um vasto leque de ferramentas e características que os artistas de 3D necessitam para produzir fantásticas animações e efeitos visuais.

Com poderosas ferramentas de modelação, animação, efeitos e rendering, o Maya é baseado numa arquitectura aberta. Neste pacote aprenda a dominar as ferramentas da aplicação mais utilizada mundialmente na concepção de efeitos especiais para animações cinematográficas.

Objetivos:
Familiarizar-se com o interface do Maya. Criar modelos e cenários virtuais com forte vertente na animação tridimensional.

Destinatários

Designers, Criativos e Estudantes e Profissionais das Áreas de Animação 3D, Vídeo e Edição de Imagem.

Metodologia

O Curso Especializado Maya é constituído por 2 módulos de formação presencial (120 horas) com conteúdos desenvolvidos pela FLAG.

Formação Presencial

  • 120 horas;
  • Sessões mistas de teoria e prática;
  • Exposição dos conteúdos por um formador certificado;
  • Experimentação em sala dos conteúdos ministrados;
  • Conteúdos de Currículo Oficial FLAG.

Programa

  • Autodesk Maya (51 h)
  • Autodesk Maya Avançado (69 h)
Autodesk Maya (51 h)

Introdução e conceitos fundamentais

  • Criar objectos utilizando primitivas
  • Como mover objectos no espaço 3D
  • Usar as ferramentas de visualização do Maya
  • Visualizar sequências animadas
  • Como criar alguns deformadores

Renderização e efeitos

  • Como usar o painel hypershade para criar shading groups
  • Adicionar luzes a uma cena
  • Configuração de Motion Blur
  • Configurar um evento de partícula
  • Renderizar uma animação de partículas

Curvas e superfícies

  • Funcionamento de curvas e superfícies
  • Como juntar e fechar superfícies
  • Trabalhar com layers
  • Desenhar curvas e duplicá-las a partir de superfícies
  • Como utilizar ferramentas de superfícies. reconstruir uma superfície

Modelação orgânica – introdução

  • Puxar CV’s através da ferramenta move
  • Esculpir superfícies pintando com ferramentas artisan
  • Diferentes operações com brushes

Animação

  • Configurar skeleton joints
  • anexar geometrias a joints
  • Como configurar uma solução spline IK
  • Criar um novo atributo
  • Configurar um character

Animações secundárias

  • Como criar acções sobrepostas no editor graph
  • Como usar breakdown keys
  • Inserir in-between keys
  • Utilizar um deformador lattice
  • Como trancar um objecto a uma superfície de deformação

Renderização com IPR

  • Configurar várias luzes numa cena
  • renderizar uma animação
  • Como configurar Interactive Photorealistic rendering
  • adicionar bump e specular maps
  • Como fazer conexões no painel hypershade
  • Criação de um objecto como referência de textura
  • Configurar atributos de câmara

Dependency Graph

  • Como o Maya funciona: nodes e atributos
  • Conexões
  • hierarquias e dependências
  • shading group nodes

Modelar uma personagem

  • Layers
  • CV edits
  • skeleton joints
  • Juntar a pele da personagem ao esqueleto
  • Desenvolver um shading group para a pele

Adicionar detalhes faciais

  • Construir hierarquias
  • Aim Constraint
  • Deformadores lattice e cluster
  • Adicionar um atributo a um node
  • Utilizar o set driven key
  • Cadeias de spline e IK

Construir o cenário

  • Modelar curvas e superfícies
  • Luzes coloridas
  • Posicionamento de luzes
  • animar a câmara

Adicionar texturas

  • Efeitos de mapeamento de texturas
  • shaders com várias layers
  • Trabalhar com shading groups
  • Configurar render raytrace
  • Batch rendering
  • Técnicas de renderização

Utilizar o MeL

  • Compreender o comando MEL
  • Construir e manipular objectos com o MEL
  • Criar uma função em MEL
  • Criar uma janela de interface personalizada

Procedural Animation

  • Lofting a uma superfície
  • Curvas em superfícies
  • Animações de Keyframe e Motion Path

 

Autodesk Maya Avançado (69 h)

Luzes

  • Fluxo de trabalho em iluminação usando o IPr e hypershade
  • Direccionamento e distribuição de luzes
  • Vários métodos de controlar decays
  • Trabalhar com luzes coloridas
  • Utilizar texturas em luzes
  • Ligação de luzes

Sombras

  • Como funcionam sombras depth map
  • Diferentes tipos de luzes e as suas sombras
  • Trabalhar com depth map shadows e IPr
  • optimização com Dmaps em disco
  • Efeitos de Luz volumétricos
  • sombras raytraced

Câmaras e Materiais

  • Introdução às câmaras
  • Trabalhar com Film Gates e Film Backs
  • Utilizar image planes
  • aspect ratios e Clipping planes
  • Compreender redes de shading e hypershade
  • Materiais e a sua interacção com luzes
  • anisotropic shading, Layered shaders, shading Maps
  • Exemplos de materiais específicos

Texturas

  • Trabalhar com texturas numa rede de shading complexa
  • Técnicas para combinar e modificar texturas
  • Texturas para animações
  • Utilização de ficheiros BoT
  • Displacement mapping
  • Surface shaders

Técnicas de shading

  • Utilizar luz para obter transparências
  • Utilizar specularity para obter transparências
  • Anisotropic brushed metal
  • Como criar um Toon outline
  • Smoothing bump map baseado em distâncias

Raytracing

  • Como o raytracing funciona no Maya
  • Reflexo
  • Refracção
  • Limites de sombras
  • Opções de performance e memória

Character and Riging

 

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Especializado Maya

Desenho e Animação 3D | 120h - Sábados: 10h00 - 17h00


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