Especializado Desenvolvimento de Aplicações para Android

Faro
Sob consulta
Manhã

2ª 4ª e 6ª das 18h30 às 21h30

Chat

Com a crescente procura pelas mais variadas aplicações mobile, o mercado não pára de lançar aplicações móveis para realizar quase todas e quaisquer funções, com empresas a dedicarem-se em exclusivo à produção das mesmas. O desenvolvimento de uma aplicação para Web ou Mobile pode, à primeira vista, apresentar algumas semelhanças; no entanto, os desafios são distintos. O número de profissionais qualificados para o desenvolvimento de aplicações mobile continua insuficiente e não acompanha a procura existente no mercado, tornando-se numa excelente oportunidade de carreira.

Objetivos:
Dotar os participantes de conhecimentos e competências necessários para o desenvolvimento de aplicações para Android, recorrendo a programação em Java.

Destinatários

Todos os interessados em adquirir e/ou aprofundar conhecimentos de desenvolvimento de aplicações para Android.

Pré-Requisitos

Frequência do curso Programação Orientada a Objetos, ou conhecimentos e experiência em qualquer linguagem de programação.

Metodologia

O Curso Especializado Desenvolvimento de Aplicações para Android é constituído por 3 módulos de formação presencial (66 horas) com conteúdos desenvolvidos pela FLAG.

FORMAÇÃO PRESENCIAL

  • 66 horas;
  • Sessões mistas de teoria e prática;
  • Exposição dos conteúdos por um formador certificado;
  • Experimentação em sala dos conteúdos ministrados;
  • Conteúdos de Currículo Oficial FLAG.

Programa

O Curso Especializado Desenvolvimento de Aplicações para Android é composto pelos seguintes módulos:

  • Programação Java para Android (24h)
  • Desenvolvimento de aplicações para Android (24h)
  • Projeto (18h)

Programação Java para Android

  • Características da Linguagem
    • Java Virtual Machine
    • Interpretada
    • Portabilidade
    • Multithreaded
    • Carga Dinâmica de Código
    • Orientação a Objectos
  • Java Technology Overview
    • Java SE, EE and ME
    • Java Virtual Machine (JVM)
    • Software Based Technology
    • Java Run-Time Environment (JRE)
    • Garbage Collector
  • Paradigma de Orientação a Objetos
    • Abstração
    • Encapsulamento de Atributos e Comportamentos
    • Usar o UML
    • Exercício Criar dois diagramas de UML
  • Messaging
    • Definição de métodos e chamadas
    • Parâmetros/Argumentos
    • Retorno
  • Desenvolvimento de Aplicações Java
    • Ferramentas de Desenvolvimento Java
    • Criação de ficheiros JAR
    • Escrever, compilar e executar aplicações Java
  • Introdução à Linguagem Java
    • Sintaxe e palavras-chave da linguagem
    • Identificadores e convenções da linguagem
  • Instanciação
    • Object Blueprint
    • Classes e Objetos Definição
    • Declaração de Classes
    • Instâncias
  • Variáveis e Tipos de Dados
    • Atribuição e declaração de variáveis
    • Tipos de dados Primitivos e de Referência/Objetos
    • Casting de tipos de dados
    • Escopo de variáveis
  • Operadores e Expressões
    • Funcionalidade
    • Precedência
  • Arrays
    • Definição de Arrays
    • Declaração, atribuição e instanciação de Arrays
    • Atribuição e leitura de índices
    • Exercício Array simples
  • Controlo de Fluxo
    • Repetição
    • Decisão
  • String e StringBuffer
    • String
    • StringBuilder
    • Exercício String &ampamp StringBuilder na API
  • Herança
    • Hierarquia da Herança
    • SubClass e SuperClass
    • Redefinição de Métodos
    • Dynamic Method Binding
  • Framework Java
    • Pacotes de Classes
    • Application Programming Interface (API)
    • Documentação da API
  • Qualificadores e Modificadores de Acesso
    • Para: Classes, Variáveis e Metodos
    • Interface de Objecto pública e implementação privada
  • Polimorfismo
    • Variáveis, parâmetros e arrays polimorfi cos
  • Tratamento de Excepções
    • Objetos de Excepção
    • Try/catch/finally statement
    • Javas Catch ou Specify Requirement
    • Collections
    • Vector, Enumeration, List etc
    • Input Output
    • Input e Output Streams
    • Leitura e Escrita local e remota
    • Persistência de Objeto Serialização

Desenvolvimento de Aplicações para Android

  • Android em Geral
    • Objectivos do Curso
    • Visualizando o market
    • Android Market
    • Versões da plataforma
    • Arquitectura
    • Framework
    • Core Applications
    • Device input e output
    • Device radios
    • Nativo vs Web
    • Desktop vs Mobile
    • Introdução ao Emulador (AVD)
    • Introdução ao Eclipse e ao plugin ADT (painéis, shortcuts)
  • Introdução a Activity/Intent
    • Application components (intro)
    • Activity/Context
    • View
    • Activity Lifecycle
    • Application/Task
    • Intent
    • Intent/telefone e browser
    • Pasta layout
    • Application manifest
    • Pastas de recursos
    • Trace logging
    • Widgets
    • TextView
    • Button
    • Event listener
    • Multiple Activities
    • Introdução ao android debug bridge (ADB)
    • Deploy da aplicação de demonstração para o telefone
  • Views e Layouts
    • View/ViewGroup
    • Posicionamento regras e tamanho da View
    • Valores de Tamanho e de Cor
    • AbsoluteLayout
    • FrameLayout
    • LinearLayout
    • RelativeLayout
    • SlidingDrawer
    • TableLayout
    • ScrollView
    • Ficheiro de Layout
    • Adicionar View ao Layout
    • Estilos/Temas
    • Drawables (introdução)
    • Densidade de Ecrã e ImageView
    • Orientação de Ecrã (portrait vs landscape)
    • Menu/OptionMenu
    • EditText
    • CheckBox
    • RadioButton/RadioGroup
    • Dialog: Alert, Custom, List, Radio
    • Toast
    • 9 Patch Graphics
    • StateListDrawable
    • WebView/WebViewClient
    • Custom View
    • Intent (Informação Extra/Filtragem)
    • Passagem de informação entre ActivitiesMais Views, Botões Customizados, Criação de Formulários
  • Serviços
    • Application (class)
    • Threads
    • Handlers/Loopers/Message Queues
    • Serviços (Locais e Remotos)
    • AIDL e Broadcast Receiver
    • Alarm Manager
    • Notification Manager
    • DDMS
  • ContentProviders/Resolvers
    • ContentProviders/Resolvers
    • REST
    • SQL review e SQLite Database
    • Insert, Update, Delete, Select
    • SQLiteOpenHelper
    • BaseColumns
  • Adapters
    • Adapters
    • Spinner
    • ListView
    • GridView
    • Gallery/ImageSwitcher

Projeto 

Chat

Quero saber mais informações sobre este curso

Especializado Desenvolvimento de Aplicações para Android

Programação Web e Mobile | 66h - Manhã: 2ª 4ª e 6ª das 18h30 às 21h30


Notas

Pretende mais informação sobre este curso?

Preencha o formulário com os seus dados e as suas questões e entraremos em contacto consigo para lhe darmos todas as informações pretendidas.

Obrigado!