Especializado CAD

Porto
27 Out 2018
a 16 Fev 2019
Sábados

10h00 - 17h00

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Sendo um produto orientado para a criação e gestão de projetos de qualquer área, torna-se fundamental a formação neste software para quem pretende emprego em ateliers de arquitetura, engenharia, design, empresas de construção, materiais de construção, transportadoras, mecânica, etc. Como principais características destacam-se a precisão, o rigor e a rapidez de execução. Desta forma, o ato de representação já há muito deixou de ser um processo moroso e com elevados custos quer pessoais, bem como materiais.

Objetivos:
Com este curso especializado, a elaboração rigorosa das peças que consistem um projeto ou a sua alteração passam a ser executados rapidamente. Nestes softwares destacam-se também a excelente capacidade de modelação e representação tridimensional, que poderá passar pelas simples perspetivas de representação até às mais trabalhadas formas de fotorealismo, de onde se poderá tirar proveito de ferramentas como a luz, materiais, fundos de representação ou ainda elementos paisagísticos. É certamente uma especialização muito completa e que irá ao encontro das suas reais necessidades de trabalho.

Destinatários

Arquitetos, engenheiros, projetistas, designers e todos os profissionais destas áreas.

Metodologia

O Curso Especializado CAD é constituído por 3 módulos de formação presencial com conteúdos desenvolvidos pela FLAG.

FORMAÇÃO PRESENCIAL

  • 81 horas;
  • Sessões mistas de teoria e prática;
  • Exposição dos conteúdos por um formador certificado;
  • Experimentação em sala dos conteúdos ministrados;
  • Conteúdos de Currículo Oficial FLAG.

Programa

O Curso Especializado CAD é composto pelos seguintes módulos:

  • Autodesk AutoCAD 2D (39h)
  • Autodesk AutoCAD 3D (36h)
  • Projeto (6h)
Autodesk AutoCAD 2D (39h)

Introdução ao desenho assistido por computador

  • Apresentação e configuração do ambiente de trabalho
  • Sistemas de coordenadas 2D
  • Comandos de visualização do desenho (Zoom e Pan)
  • O Viewcube

Criação de projectos 2D

  • Criação de entidades elementares: Linhas, círculos, arcos, elipses, retângulos, polígonos, pontos
  • Métodos de seleção de objetos
  • Ferramentas auxiliares para conceção de projetos 2D
  • Comandos de modificação de objetos
  • Criação de entidades complexas: Polilinhas, curvas de nível (spline)
  • Edição de entidades complexas: Polilinhas
  • Conceito de propriedades de objetos e alteração das mesmas

Gestão de desenhos

  • Utilização de Layers (Layer properties manager)
  • Criação de filtros e grupos
  • Barras de ferramentas
  • Criação de ficheiros de layers

Entidades 2D

  • Criação de texto
  • Utilização de tipos de texto, edição e criação de estilos de texto
  • Criação de tabelas
  • Utilização de estilos de tabelas e criação de fórmulas
  • Criação de Blocos

Blocos Internos, externos e dinâmicos

  • Utilização de referências externas
  • Utilização de atributos de blocos
  • Utilização de paletas de ferramentas e bibliotecas de blocos
  • Utilização de tramas e gradientes para preenchimento de áreas

Cotagens

  • Criação de estilos de cotagem
  • Aplicação de vários tipos de cotagem ao desenho

Diversos

  • Ferramenta annotative (alterar dimensões de texto, tramas de preenchimento e cotagem em função da escala)
  • Ferramentas de envio (e-transmit)
  • Exportação para o dwf viewer

Impressão

  • Utilização de layouts
  • Utilização de viewports
  • Definição de escalas de impressão
  • Utilização de estilos de impressão
  • Configuração de uma página de impressão
Autodesk AutoCAD 3D (36h)

Funções elementares

  • Espaço 3D
  • Conceitos de coordenadas 3D
  • Modos de visualização 3D
  • Janelas de visualização (viewports)
  • Vistas 3D
  • Criação e gestão de estilos visuais
  • Comando orbit

Entidades de desenho tridimensional

  • Polilinhas 3D
  • Helicóide (helix)
  • Ferramentas auxiliares para uso tridimensional

Planos de Trabalho/Sistemas de coordenadas (uCS)

  • Aplicação das várias tipologias de sistemas de coordenadas
  • Sistemas de coordenadas dinâmicos (DUCs)

Conversão de entidades bidimensionais em objetos sólidos

  • Comandos extrude; revolve; loft e sweep

Criação de faces e superfícies (malhas)

  • 3D face
  • Ruled mesh
  • Revolved mesh
  • Tabulated mesh
  • Edge mesh
  • Filtros de seleção do sub-objeto (Vértices, arestas e faces)

Criação de sólidos

  • Criação de primitivas básicas (caixas, esferas, cones,cilindros, pirâmides)
  • Modificação de sólidos
  • Transformação de geometrias tridimensionais
  • Union, subtraction e intersection
  • Conversão de sólidos em meshes e vice-versa
  • Suavização de geometria com smooth

Cortes e alçados

  • Obtenção de secções 2D e 3D a partir do 3D
  • Fotografia Plana (Flatshot)
  • Obtenção de alçados e plantas a partir de objetos 3D

Comandos de navegação

  • Visualização através de andamento e voo (Walk and Fly)
  • Criação de uma câmara para obtenção de pontos de vista e alteração das propriedades da mesma
  • Animações segundo caminhos definidos por linhas (Motion Path animations)

Fotorrealismo

  • Criação e aplicação de diversos materiais a objetos
  • Utilização dos diversos tipos de luzes no ambiente do modelo
  • Criação de imagens fotorrealistas com inclusão de imagens de fundo
  • Construção de um edifício com posterior aplicação de renderização de forma a obter imagens fotorealistas
Projeto (6h)
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Especializado CAD

Desenho e Animação 3D | 81h - Sábados: 10h00 - 17h00


Notas

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