Academia de Co-Criação

Lisboa
Sob consulta
Pós-Laboral

2ª 4ª 6ª feiras das 19h00 às 21h30

Chat

A Academia de Co-criação é um programa de formação intensivo, que visa o desenvolvimento de conhecimentos e competências necessários para a aplicação de metodologias de Design Thinking no desenvolvimento de estratégias e ideias únicas, para resolução de desafios de marketing, comunicação e desenvolvimento de produto.

Uma das metodologias que vai ser abordada no curso é a Ideators, desenvolvida pela Torke CC e já validada na Harvard University e em inúmeras empresas a nível internacional. É uma adaptação prática dos fundamentos do Design Thinking e privilegia a Co-criação na resolução criativa de problemas, através de 4 fases:

LEARNING > IDEATING > IMPROVING > DOING

• LEARNING
Esta primeira fase tem o objetivo de ajudar a compreender desafios, contextos, backgrounds, oportunidades, objetivos, benchmarking, entre outros.
De forma a construir o briefing perfeito, todos os elementos são colocados no mesmo ponto de partida usando várias fontes distintas de informação.

• IDEATING
Nesta fase são exploradas, de forma altamente criativa, soluções, cenários e ideias, por forma a gerar insights. É o momento de Brainstorm 2.0, onde o foco recai na quantidade de ideias em detrimento da qualidade, mantendo presente que os outputs da fase LEARNING são prioritários.

• IMPROVING
Fase para sintonizar, aprofundar e explorar as ideias iniciais. Neste momento, o objetivo é evoluir da ideia para conceitos e estratégias, passando o foco da quantidade para a qualidade. Estágio para planear, mapear e estruturar ideias.

• DOING
Fase final de prototipagem e testes, onde o foco está em projetos de inovação, desenvolvimento de produto e projetos de comunicação (em curso ou a longo prazo).

Destinatários

A Academia de Co-criação é um programa de formação desenvolvido em parceria pela FLAG, pela Torke CC e pela BETA-I, que se destina a profissionais de várias áreas que possuam interesse e motivação para aprender novos métodos para resolução de problemas, bem como desenvolvimento de projetos de inovação, estimulando o pensamento criativo e as melhores práticas colaborativas.

Metodologia

A Academia de Co-Criação é um programa de formação com foco na prática, para aplicação imediata dos conceitos ministrados. Tem uma duração prevista de 177,5 horas e está organizada em sessões de 2,5h, 3 vezes por semana.

Programa

Stage 0 | Starting / Let´s Get Ready (25 horas)
Co-criação na Criatividade (5 h) – André Rabanea
Co-Criação na Inovação das Empresas (10h) – Diogo Teixeira e Rodrigo Rodrigues
Co-criação no empreendedorismo (10h) – Manuel Tanger e Pedro Rocha Vieira

Stage 1 | Learning: Framing > Observing > Analysing (40 horas)
People Centered Innovation and Open Innovation (30h) –  Alisson Ávila, Assunção Loureiro, Manuel Tanger, Diogo Teixeira
Workshop de co-criação na prática (10h) – Pedro Alegria, Francisca Pires e Ricardo Almeida

Stage 2 | Ideating: Exploring > Brainstorming > Creating (40 horas)
Criatividade na co-criação e processos criativos (40h) – André Rabanea, Gabriele Donada e João Pereira

Stage 3 | Improving: Building > Referring > Evaluating (40 horas)
Transformação de ideias em conceitos e estratégias de comunicação (20h) – Rodrigo Rodrigues e Assunção Loureiro
Transformação de ideias em conceitos e estratégias de Inovação (20h) – Diogo Teixeira e Manuel Tanger

Stage 4 | Doing: Experimenting > Testing > Implementing (20 horas)
Vamos implementar (20h) – Pedro Alegria e Alisson Ávila

Stage 5 | Aulas Práticas e visitas (30 horas)
Realização de desafios reais (30h)

Stage 0 | Starting / Let´s Get Ready (25 horas)

Co-criação na Criatividade (5h)
-Como co-criar ideias out of the box
-Como fazer as pessoas que nunca tiveram ideias a serem criativas-Como deixar as ideias com mais potencial de execução
-Como escolher as pessoas certas para chegar as melhores ideias co-criadas
-Show case das melhores práticas nacionais e internacionais de criatividade
-Aplicar a criatividade em serviços e produtos
-Mindset Criativo

Co-Criação na Inovação das Empresas (10h)
-Como escolher as melhores pessoas das empresas para fazer um projeto co-criado
-Como cada área de uma empresa pode ajudar? Quem deve estar presente?
-Inovação de produtos e serviço
-Desenvolvimento de novos serviços e produtos
-Como incluir a gestão das empresas nos processos
-Como fazer uma empresa pensar em co-criação para resolver os seus problemas do dia a dia.
-Motivação empresarial
-Futuro do trabalho (Espaços de co-criação dentro das empresas)

Co-criação no empreendedorismo (10h)
-Como recuperar um projeto pessoal (guardado na gaveta), e torna-lo real através da co-criação
-Desenvolver as próprias ideias e produzi-las
-Quais as melhores formas de fazer a sua startup resultar
-Quem devemos envolver no processo de criação de empresa e quem não envolver
-Criar uma postura voltada para a ação.

Stage 1 | Learning: Framing > Observing > Analysing (40 horas)

People Centered Innovation and Open Innovation(30h)
-Adeus aos métodos tradicionais de pesquisa de mercado
-Etnografia
-Quantitativo vs Qualitativo
-Novos formatos de pesquisa enquanto ferramenta de inovação
-Pessoas vs demografia
-Partilha de metodologia e abordagem através de case studies

Vamos começar o workshop de co-criação na prática (10h)
-Tudo o que precisa de saber para preparar um workshop de co-criação
-Metodologia a ser usada como exemplo (Ideators by torkecc)
-Como participar e facilitar um workshop
-Kit e materiais obrigatórios
-Exercícios para transformar as pesquisas em material de trabalho na ideação
-Exercícios e métodos para se tornar num “ice breaker” na equipa
-Técnicas de moderação e condução do workshop: espaço para ordem, espaço para o caos

Stage 2 | Ideating: Exploring > Brainstorming > Creating (40 horas)

Criatividade na co-criação e Processos criativos (40h)
-Cada um tem um processo criativo? Vamos analisar o de cada um
-Exercícios para se ter ideias sozinho e em conjunto
-Exercícios para melhorar ideias
-Exercícios para avaliar se as ideias são realmente boas
-Como profissionalizar um brainstorm
-Exemplos de brainstorms (os que funcionam e os que não funcionam)
-Referências criativas em diversas áreas
-Insight vs Ideias
-Explorar o design para apresentação das ideias

Stage 3 | Improving: Building > Referring > Evaluating (40 horas)

Transformação de ideias em conceitos e estratégias de comunicação (20h)-Validação das ideias e medir o potencial criativo
-Como fazer uma ideia ter sucesso e o retorno esperado
-Storytelling
-Planeamento estratégico
-Plano de meios
-Analise e exercícios com casos reais

Transformação de ideias em conceitos e estratégias de Inovação (20h)
-Validação das ideias para Inovação
-Analise de patentes e busca de referências
-Usabilidade e exequibilidade
-Analise e exercícios com casos reais

Stage 4 | Doing: Experimenting > Testing > Implementing (20 horas)

Vamos implementar (20h)-Prototipagem
-Teste do protótipo com pessoas reais | consumidores
-Melhorias e mudanças das ideias iniciais
-Exequibilidade das ideias
-Budget

Stage 5 | Aulas Práticas e visitas (30 horas)

Realização de desafios reais (30h)
1 workshop completo 8 horas num sábado ou domingo
-Visita a agências de inovação
-Visita a departamento de Inovação de clientes
-Visita a grupos ligados a open Innovation e empreendedorismo
-Realização de projeto final em grupos passando por todas as fases

Chat

Quero saber mais informações sobre este curso

Academia de Co-Criação

Academias FLAG | 177,5h - Pós-Laboral: 2ª 4ª 6ª feiras das 19h00 às 21h30


Notas

Pretende mais informação sobre este curso?

Preencha o formulário com os seus dados e as suas questões e entraremos em contacto consigo para lhe darmos todas as informações pretendidas.

Obrigado!