fbpx

Procurement e Sistemas Colaborativos em Logística

Chat

A globalização dos mercados, a diminuição do ciclo de vida dos produtos, a crescente externalização das atividades produtivas e distributivas, tem vindo a conferir à Logística um papel cada vez mais relevante na estratégia do negócio, na eficiência da gestão de operações e consequentemente na rendibilidade das empresas.

Este Curso tem como objectivo proporcionar aos participantes conhecimentos direccionados na área da Logística, bem os seus métodos e técnicas de gestão, de organização e de informação, como factor facilitador da decisão e do planeamento empresarial. Os participantes adquirem uma visão inicial sobre as técnicas e métodos de procurement e sistemas colaborativos em logística conferindo-lhes a capacidade de racionalizar os custos e de rentabilizar economicamente a sua organização, com vista à análise e melhoria de procedimentos.

No final da ação de formação, os formandos deverão ser capazes de:

  • Identificar as componentes instrumentais da Logística
  • Compreender a importância da ligação com o meio transaccional a montante e a jusante na cadeia logística
  • Reconhecer a importância do procurement e dos sistemas colaborativos em Logística
  • Distinguir e escolher as competências necessárias para adaptar e adoptar na sua organização

Destinatários

  • Quadros Intermédios e Responsáveis Funcionais da área da Logística

Metodologia

  • Método Ativo, Expositivo e Interrogativo;
  • Casos de Estudo.

Programa

  • Caracterização do Sector de Atividade
  • Sistemas De Gestão Logistica – Supply Chain Management
  • Procurement
  • Sistemas Colaborativos
  • Logística integrada

Caracterização do Sector de Atividade

  • O enquadramento da empresa na logística e nas envolventes;
    • necessidades e objectivos;
    • componentes do sistema logístico actual;
    • conceitos relacionados.
  • Tendências futuras;
    • a mudança e a manutenção;
    • estratégia, táctica e operação;
    • planeamento e programação;
    • controlo estratégico;
    • gestão e contabilização do risco e da incerteza.
  • Gestão da Cadeia de Abastecimentos
  • Generalidades
  • Particularidades

Sistemas De Gestão Logistica – Supply Chain Management

  • Supply Chain Management SCM (Gestão da Cadeia de Abastecimentos)
  • Considerações gerais e particularidades.

Procurement

  • Conceito e operacionalidade.
  • Tipos de procurement
  • Intelligence
  • Análise, planeamento, implementação e controlo
  • Processo transaccional.
  • Monitorização e controlo

Sistemas Colaborativos

  • Estrutura e dinâmica das relações colaborativas
  • Incorporação dos sistemas na estrutura interna
  • Requisitos e preparação dos sistemas
  • Implementação e manutenção dos sistemas

Logística integrada

  • e-Commerce; informação e comunicação; os clientes, os fornecedores e os parceiros internos e externos; a certeza e a confiança; KM (Knowledge Management).
  • Novas tecnologias de informação na gestão de stocks, armazéns e distribuição; Data Warehousing; EDI (Electronic Data Interchange); B2B (Business to Business), B2C (Business to Consumer); B2B2C (Business to Business to Consumer).
  • As novas tecnologias da empresa; ERP (Enterprise Resource Planning); EIP (Enterprise Information Management);
  • As novas tecnologias para o serviço ao cliente; CRM (Costumer Resource Management); ECR (Efficient Consumer Response).
  • Novas tecnologias colaborativas; QR/CR; VMI; CRP; SOB; CPFR.
  • Indicadores de desempenho dos sistemas.

Outras datas e horários

Chat

Quero saber mais informações sobre este curso

Procurement e Sistemas Colaborativos em Logística

Logística | 21h - e-learning


Notas

Pretende mais informação sobre este curso?

Preencha o formulário com os seus dados e as suas questões e entraremos em contacto consigo para lhe darmos todas as informações pretendidas.

Obrigado!