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Gestão da Mudança: HUCMI Training & Certification

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O HUCMI Training & Certification é um programa de Gestão de Mudança, que pratica uma abordagem simples e objetiva, fácil de ser compreendida e aplicada por profissionais de todas as áreas.

Reconhecendo a volatilidade e evolução cada vez mais rápida do mercado, as organizações apostam na Gestão da Mudança. Ao investir no desenvolvimento destas competências, as empresas conseguem aumentar a probabilidade de sucesso dos seus projetos de mudança, fazendo com que as iniciativas sejam realizadas com menos impacto nos profissionais e obtendo mais retorno sobre o investimento.

Atualmente a mudança é inevitável e, tratando-se de ciclos de vida organizacional, é a mudança que determina se uma organização falha ou prospera.

Deste modo, para que um profissional, equipa ou organização beneficie plenamente de uma mudança e atinja todo seu potencial, é necessário reconhecer e entender as diferentes etapas do processo de mudança.

O desafio é fazer com que os líderes desempenhem os seus papéis e abracem as mudanças que ocorrem continuamente, ao mesmo tempo que praticam uma boa gestão dos seus recursos humanos em todo o processo.

A gestão de mudança será a abordagem que ajudará a organização a promover a mudança de forma estruturada.

A entidade certificadora deste curso é a HUCMI – Human Change Management Institute que nasceu para promover a excelência na gestão do fator humano em mudanças organizacionais, criando uma base sólida para que um projeto possa atingir os seus objetivos de negócio.

 

Este curso confere duas certificações através da realização de um exame no final de cada módulo (exames incluídos no valor do curso):

  •  Certificação 1 – HCMBOK® 3G Practitioner
    Módulo 1: HCMBOK® 3G Practitioner (12h)
    Este módulo explora as macroatividades relacionadas com etapas típicas de qualquer projeto de mudanças.

 

  • Certificação 2 – HCMP® 3G Expert Professional
    Módulo 2: HCMP® 3G Expert Professional (12h)
    Este módulo apresenta as macroatividades recorrentes. Aquelas que fazem parte do projeto desde o planeamento à fase de produção.

 

Descarregue aqui a brochura digital

 

Objetivos:

Desenvolver conhecimentos e competências de gestão do fator humano na liderança de projetos.
Compreender a natureza estratégica da gestão de mudanças de forma a reduzir antagonismos e aumentar o engagement para apoiar organizações no desafio de alcançar os seus objetivos estratégicos.

No final do programa os formandos terão:

  • Uma sólida compreensão da metodologia, ferramentas, boas práticas e tácticas de gestão do fator humano em processos de mudanças;
  • Capacidade de compreender e diferenciar comportamentos humanos na presença de uma situação de mudanças e gerir os stakeholders ao longo de todo o projeto;
  • Capacidade de desenvolver um Plano Estratégico de Gestão da Mudança.

 

Destinatários

  • Project Managers e PMOs
  • Change Managers;
  • Profissionais de Tecnologias da Informação;
  • Profissionais de Recursos Humanos;
  • Líderes de todas as áreas;
  • Profissionais que procurem o desenvolvimento de competências;

Metodologia

  • 2 módulos de 12h de duração com conteúdo teórico-prático;
  • Os exames são realizados no final de cada módulo no site oficial da entidade certificadora HUCMI através de perguntas de escolha múltipla;
  • Todos os formandos, terão 3 tentativas de realização dos exames de certificação até 6 meses após a participação nos módulos de formação;
  • A obtenção da certificação implica que o candidato obtenha uma nota mínima de 75%;
  • Os exames estão incluídos no valor do curso.

Programa

Módulo I – HCMBOK® 3G Practitioner
  • Introdução
  • Início e Planeamento
  • Aquisição
  • Execução
  • Implementação
  • Encerramento
  • Produção
Módulo II –  HCMP® 3G Expert Professional
  • Gestão de Stakeholders
  • Estimular Criatividade e Inovação
  • Gestão de conflitos, motivação, stress e comportamentos
  • Estimular processos participativos
  • Formar espiríto de equipa, e realizar dinâmicas de reforço
  • Gestão e Planeamento da Comunicação
Módulo I – HCMBOK® 3G Practitioner

Introdução

  • Conceitos essenciais de mudanças organizacionais;
  • Comportamento humano em situações de mudança;
  • Dados e benchmark de projetos de mudanças;
  • Efeitos da abordagem integrada na gestão de projetos e mudanças;
  • A Gestão de Mudanças também mudou;
  • A terceira geração de gestão de mudanças organizacionais;
  • Objetivo da gestão de mudanças;
  • Mudanças impositivas VS participativas;
  • Gerir ou liderar mudanças?;
  • Transformação organizacional – um cenário de mudanças contínuas;
  • Aspectos estratégicos da gestão de mudanças;
  • Estruturar as mudanças enquanto projetos;
  • Comportamento do gestor de mudanças em projetos;

Início e Planeamento

  • Definir e preparar o patrocinador do projeto;
  • Realizar o workshop de alinhamento e mobilização de lideranças;
  • Definir objetivo e identidade do projeto;
  • Mapear e classificar stakeholders;
  • Avaliar as características da cultura organizacional e o seu impacto na mudança;
  • Definir papéis e responsabilidades da equipa de projeto;
  • Adequar o ambiente físico às necessidades do projeto;
  • Planear local de trabalho e o desenvolvimento da equipa de projeto;
  • Avaliar a predisposição do clima para mudanças e os seus impactos;
  • Estabelecer o plano de ação de Gestão de Mudanças;
  •  Planear o kick-off do projeto;
  • Elaborar o Plano Estratégico de Gestão de Mudanças;

Aquisição

  • Planear os aspectos humanos do processo de aquisições;
  • Avaliar riscos de choques culturais entre fornecedores e equipa;
  • Definir necessidades adicionais de preparação da equipa;
  • Identificar as alternativas à gestão de conhecimento;
  • Mapear estilos de liderança e fornecedores;
  • Validar papéis e responsabilidades (Matriz RACI) com fornecedores;
  • Planear a integração de fornecedores na cultura da organização;

Execução

  • Realizar o evento kick-off do projeto;
  • Avaliar os impactos organizacionais;
  • Planear e executar a gestão de aprendizagem;
  • Desenvolvimento do mapa de riscos do projeto;
  • Confirmar o futuro dos stakeholders no pós-projeto;
  • Definir papéis e responsabilidades para a etapa de produção;
  • Definir indicadores de avaliação de prontidão para a mudança;

Implementação

  • Avaliar a prontidão e confiança dos utilizadores para a implementação;
  • Assegurar o comprometimento das lideranças com a implementação;
  • Realizar reunião de decisão de implementação;
  • Comunicar o resultado da reunião de implementação;

Encerramento

  • Executar a desmobilização gradual da equipa do projeto;
  • Reconhecer o desempenho individual e da equipa;
  • Montar o mapa de lições aprendidas;
  • Assegurar a preparação dos utilizadores para treinar novos colaboradores;
  • Assegurar a preparação da equipa de manutenção e suporte na fase pós-projeto;
  • Assegurar a realocação adequada da equipa do projeto;
  • Celebrar conquistas e objetivos atingidos;

Produção

  • Assegurar a sustentação da mudança;
Módulo II –  HCMP® 3G Expert Professional
  • Reflexos da cultura organizacional na abordagem de Gestão de Mudanças;
  • Planear e gerir a comunicação;
  • Conceitos de comunicação empática – utilizando a dominância cerebral;
  • Estimular processos participativos;
  • Formar espírito de equipa e realizar dinâmicas de reforço;
  • Gestão de conflitos;
  • Gestão de stress;
  • Gestão da motivação;
  • Gestão de comportamentos;
  • Estimular criatividade e inovação;
  • Gerir o engajamento de stakeholders;
  • Gerir resistências e antagonismos de stakeholders;
  • Competências essenciais dos líderes de mudanças;
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Gestão da Mudança: HUCMI Training & Certification

Gestão TI | 24h


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