TÉCNICAS DE CAPTURA DE VÍDEO
- Noções de lentes e câmaras
- Noções de composição e enquadramento
- Filmes vs Vídeo
- Teaser vs Trailer
- Componentes essenciais num Promo
- Tipos de planos
- Efetuar planos profissionais
- Estabilização de imagens
EXPRESSIVIDADE PARA A CÂMARA
- Noções de câmara e posicionamento
- Guarda-roupa
- Linguagem e expressão corporal
- Estúdio, exterior, vivo e gravado
- Noções de importação e preparação de entrevista
- Entrevista e Pivot
- Vox Populi
CONCEITOS DE SOM
- Tipos de microfones
- Tipos de canais
- HD em Som
- Som ambiente
- Sons a evitar em gravações
- Checker-boarding
- Bit Depth vs Bit Rate
- Soundboarding
- Técnicas de gravação
- Exercícios de gravação
CONCEITOS DE ILUMINAÇÃO
- Noções de diferentes tipos de lâmpadas
- Iluminação a 3 pontos
- Iluminação avançada
- Lightboarding
- Criação de ambientes
- Iluminação para vários tipos de audiovisual
- Exercícios de iluminação
TÉCNICAS AVANÇADAS DE GRAVAÇÃO COM DRONE
- Equipamento e segurança necessária
- Análise do plano com o Realizador
- Técnicas de preparação para o uso de drone
- Técnicas de gravação com um drone
- Aulas práticas no exterior
WORKSHOP: ESTRUTURA DE ARGUMENTO
- Noções de argumento
- Sinopse e tratamento
- Criação de roteiros para diferentes produtos de audiovisual
- Uso da Realidade para solidificar Argumentos
- Argumento no Documentário
- Ficção Vs Não Ficção
WORKSHOP: TÉCNICAS DE PRODUÇÃO
- Preparação de um Projeto antes da sua gravação
- Técnicas para um dia de gravações
- Cedências de direitos de imagens
- Cuidados a ter aquando uma Produção de um filme: Antes, durante e depois do filme estar completo
CONCEITOS DA IMAGEM E DA LINGUAGEM AUDIOVISUAL
Tipos de linguagens
Planos
- Descritivos
- Expressivos
- Panorâmicos
Câmara móvel e câmara estática
Movimento de Câmara ou Movimento dos sujeitos gravados?
Sound Mix vs Edição de Áudio
Preparação de uma cena para gravação
Diferentes planos para produtos específicos de Audiovisual
Visionamento de exemplos acima referidos
Gravação dos argumentos selecionados nos módulos anteriores
TÉCNICAS DE EDIÇÃO DE VÍDEO
- Visionamento e discussão de exemplos de trabalho
- Noções de Edição de vídeo
- Principais noções e regras de Edição de Vídeo
- Estudo de diferentes conceitos e genéricos de montagem
- Técnicas de Edição de vídeo usada para abstrair o espectador
- Agrupamento de planos
- Edição de Vídeo determinando o estilo de produto de Audiovisual
APPLE FINAL CUT PRO X
Introdução ao software e ao vídeo
- Conceitos e terminologia do vídeo
- Visionamento de exemplos de edição
- Parâmetros definidores de um ficheiro do Final Cut
- Apresentação dos vários tipos de projetos e seus formatos
- Definição e exploração do workspace
- Organização em disco de um projeto
- Navegação no projeto
- Normas e padrões de ficheiros e formatos vídeo
Organização, criação e importação de media
- Organização dos media na Janela Project
- Importações de vídeo, áudio e imagens
- Análise dos parâmetros de importação Destino de ficheiros e enconding do media
- Batch Capture
- Áudio e Vídeo settings
- Gestão de espaço em disco e dos projetos
- Configuração de shortcuts
- Sequence settings
- Atribuição de labels
Edição: montagem de vídeo, imagem e som
- Ferramentas seleção e de navegação:
Trimming, de corte, de ligação
- Ferramentas de edição das linhas de fade, drag and drop, markers
- A utilização das Transitions do Final Cut em vídeo
- Edição de Fading em clips de vídeo
- Criação e gestão do Preview
- Aplicação do safe margins
- Re-conexão de media
- Criação de subclips
- Edição multi-camera
Regulação e tratamento de som para DVD
- Introdução conceitos básicos de sonoplastia
- Normas dos formatos de áudio
- Dobragem áudio (voice Over)
- Aplicação de ganhos (db)
- Aplicação de efeitos no som transições de clips áudio
- Automatismo da mistura áudio
- Audio filters
- Utilização de marcas para sincronização de clips
- Audio Peaks
- Duplicação de canais (left & right)
- Canais mono e stereo
Composição
- Aplicação de tranparency em clips de vídeo
- Aplicação de motion e seus componentes, filters, composite mode
- Opacidade, alpha
- Aplicação de efeitos vídeo nos canais de super-imposição
- Exploração da tools
- Color correction
Legendagem e criação de fichas técnicas
- Criação de title e items
- Criação de genéricos
- Legendagem de peças editadas
- Inserção de gráficos Photoshop em sequências
Renderização e exportação dos projetos
- Cuidados com o backup de projetos
- Render e export de Vídeo e Áudio
- Finalização métodos de compressão e de streaming
- Produção de clips offline e online
- Exportação para vídeo e cassete
- Exportação para Flash (flv encoding)
- Exportação
APPLE MOTION
- Introdução
- Interface
- Transformar objetos
- Personalizar o programa
- Trabalhar com ficheiros do Photoshop
- Trabalhar com vídeos do Final Cut Pro X
- Entender Blend Modes
- Criação de formas animadas
- Criação de partículas
- Criação de réplicas
- 3D: Câmaras e Luzes
- Entender Behaviors
- Criação de texto para outputs profissional
- Uso de filtros
- Trabalhar com chromas
- Geradores
- Paintrsoke: animação orgânica
- Animações com som
- Exportação
- Integração com outros programas
COLOR GRADING COM FINAL CUT PRO X
- Luz e Cor no Final Cut Pro X
- Como identificar e evitar gravações de vídeo danificadas
- Correcções Primárias de Luz e Cor
- Correcções Secundárias de Luz e Cor
- Criação de Sincronismo Cromático de plano para plano
- Remoção de Ruído da imagem
- Criação de vários ‘looks’ nas imagens
- Como trabalhar o background em Luz e Cor nas gravações de vídeo
- Luz e cor: o que destacar e o que proteger
- Como optimizar tons de pele nos vídeos para melhores resultados
- Balançar várias Correcções de Cor que ocorrem ao mesmo tempo
SOUND MIXING COM FINAL CUT PRO X
- Áudio no Final Cut Pro X
- Normas de Áudio
- Ciclos de Áudio para música e vídeo
- Edição de Áudio
- Correcção de clipes de áudio danificados
- Remoção de ruído em clipes de áudio
- Trabalhar nas Frequências para maior produtividade
- Equalizações
- Uso de Efeitos
- Eco Vs Reverb
- Formatos de áudio
- Criação de Mistura de Áudio
APPLE COMPRESSOR
- Introdução
- Noções de Compressão
- Bid Budgeting
- Workflow com a restante Final Cut Suite
- Transcoding
- Aprender o Interface
- Trabalhar com Sorround
- Fazer crop no vídeo
- Personalizar os outputs da compressão
- Criar Droplets
- Ligar jobs
- Automatizar settings
- Processamento distribuído
- Clusters Virtuais
- Receitas para diferentes compressões
- Como usar Filtros
- Conclusão
INTRODUÇÃO A MOTION GRAPHICS DESIGN
Conceitos de Motion Graphics
A Evolução de Motion Graphics
Integração de Motion Graphics com outras tecnologias
Exemplos práticos de Motion Graphics na Cinema
Exemplos práticos de Motion Graphics na Publicidade
Branding e Motion Graphics
ADOBE PHOTOSHOP
Introdução e controle do interface
- Apresentação do interface do Photoshop
- Novo interface de janelas
- Ferramentas, menus, paletas
- Atalhos de teclado
- Preferências
- Adobe Bridge Melhoramentos no 30
Documentos Organização espacial e métodos de visualização
- Formatos
- Pixel vs vector
- Image/Canvas Size
- Ferramenta crop
- Ferramenta Content-aware sacling
- Réguas, grelhas e guias
- Coordenadas X, Y
- Ponto zero
- Organização da área de trabalho (Workspace)
Ferramentas Hand e Zoom
- Novos comportamentos de zoom
- Ferramenta Rotate view
- Modos de visualização do documento
Layers
- Menu
- Criar
- Visualizar/esconder, activar/desactivar
- Bloquear Reordenar Duplicar Agrupar
- Organização do trabalho
- Gestão e importação
- Opacidade e preenchimento (Shape Layer)
- Adicionar estilos
- Modos de Blending
Criar e transformar formas básicas
- Usar ferramentas de formas primitivas
Ferramentas de pintura e edição
- Formas de preenchimento (Foreground/Background)
- Utilização de Brushes
- Criar, guardar e transportar uma livraria de cores (Swatches)
- Gradientes:
-
-
- Criar Controlar Salvar preferências
- Carregar
Máscaras e ferramentas de seleção
- Magic Wand
- Seleções rápidas com a Quick Mask
- Seleções utilizando as ferramentas:
- Polygonal Tool
- Marquee Tool
- Gestão das seleções
Componente vectorial
- Pen Tool
- Controle vectorial (alavancas e pontos)
- Conversão das Paths em seleções e vice-versa
- Save Path
- Layer Shape e Layer Path
- Componente vectorial num bitmap
Texto
- Texto formatado
- Texto em máscara (Type Mask)
Tratamento de Imagem
- Painel Ajustments
- Modelos de cor (CMYK/RGB/Grayscale)
- Ajuste da gama tonal
- Ajuste das cores selectivas
- Controle dos brilhos, meios-tons e sombras
- Blur e Unsharp Mask
Impressão
Modelos de gravação
- Extensão nativa
- Compatibilidades
EFEITOS, TRANSIÇÕES E CORREÇÕES DE COR
Compreender os tipos de Efeitos aplicados em Motion Design
Conceitos de Fade, Timelapse, etc
Diferentes noções de Fades
Correções de cor localizadas e globais
Compreensão do dever de um/a colorista
Visionamento de exemplos acima referidos
ADOBE AFTER EFFECTS
Introdução ao After Effects e ao vídeo
- Conceitos e terminologia elementares de vídeo
- Visionamento de exemplos das capacidades do software
- Apresentação do interface
- Definição de compositions para finalidades diferentes
- Qualidade de visionamento do projeto
- Parâmetros de import
- Apresentação dos diferentes workspaces
Fundamentos de layers e keyframes
- Manipulação e operações elementares de Layers
- Animação de propriedades e keyframing
- Animação de propriedades de layer
- Controlo de motion paths e ritmos
- Aplicação de motion blur em imagens estáticas para maior realismo
Composição 2D e 3D
- Desenho vetorial de máscaras
- Operações booleanas para criação de diferentes formas de máscaras
- Rotação e redimensionamento de máscaras
- Aplicação de motion blur
- Proteção, cópia e duplicações de máscaras
- Animação da forma, posição, feather e opacidade da máscara
Máscaras
- Desenho vetorial de formas para máscaras
- Operações booleanas para criação de formas das máscaras
- Rotação e redimensionamento de máscaras
- Definição da opacidade da máscara e aplicação de motion blur
Guardar os mesmos para posterior utilização
- Tratamento e masterização do áudio para frequências standard do mercado profissional
- Controlo de volume e ganhos
Export e renderização
- Finalização do projeto
- Render do projeto
- Render settings, output module
ADOBE AFTER EFFECTS – AVANÇADO
Layers e keyframes
- Aplicação de motion blur em imagens estáticas para maior realismo
- Time Remmaping e stretch para alteração de velocidades e duração de clips vídeo
- Relações de parent-children entre layers
Composição 2D e 3D
- Transformação de uma layer 2D em 3D e vice-versa
- Movimentação em profundidade, utilizando os valores de X, Y e Z
- Rotação e movimentação de layers 3D
- Exploração de vistas simultâneas para melhor funcionalidade e controlo das animações
- Chroma Keying
- Tracking motion
Máscaras
- Retirar backgrounds sem usar chromas
- Proteção, cópia e duplicações de máscaras
- Animação da forma, posição, feather e opacidade da máscara
Layers
- Tornar uma layer 2D em 3D ou vice-versa
- Movimentação em profundidade e rotações tridimensionais de layers 3D
- Utilização de vistas simultâneas ou de diferentes áreas de composição
- Criação de luzes e interação da iluminação com as layers
- Layers definidoras da projeção da luz
- Animação das luzes no espaço e nas propriedades
Controlos de animação
- Criação de câmaras
- Propriedade da câmara
Profundidade de campo, focagem, distância focal
- Animação de câmaras em layers 2D e 3D
- Transições entre câmaras
- Criação de luzes e interação da iluminação com as layers
- Layers definidoras da projeção da luz
- Animação das luzes no espaço e nas propriedades
- Exploração dos vários tipos de luz aplicáveis
- Análise e aplicação de presets de animações e o seu manuseamento
- Visionamento de plugins extra e as suas potencialidades
- Animação e formatação de texto e respectivos parâmetros
- Execução de plugins próprios
Guardar os mesmos para posterior utilização
- Time remapping e aplicação de efeitos de Delay ou Backwards
- Ajuste com Bass & Treble
Export e renderização
- Parâmetros de export vários formatos e aplicações
- Utilização de vídeos ou imagens para a construção de uma animação demonstrativa
- 3D de Photoshop
ADOBE PREMIERE PRO
Introdução e conceitos elementares de vídeo
- Conceitos e terminologia básicos
- Organização em disco de um projeto
- Parâmetros definidores de um ficheiro de trabalho do Premiere
- Ambiente de trabalho e a relação entre os principais elementos
Organização de recursos e criação de um projeto
- Organização da média na janela Project
- Importações múltiplas, de pastas ou projetos
- Navegação no projeto
- Ferramentas de seleção e de navegação
- Importação direta de DVDs para os projetos
Edição: montagem de vídeo e imagem
- Ferramentas de trimming
- Ferramentas de corte
- Ferramentas de ligação e de edição das linhas de fade
- Edição de fading em clips de vídeo
- A utilização das transitions do Premiere no primeiro canal de vídeo
- Utilização do storyboard
- Métodos de trabalho para a montagem de animações frame a frame
- Criação e gestão de preview
- Script to Sceen: Edição através da fala dos intervenientes
- Fechar as gaps na timeline
- Remoção de Backgrounds
Edição e Regulação de som
- Audio mixing
- Edições de fade
- Panning em canais mono
- Decomposição do stereo e alteração de pitch
- Conceito e utilizações práticas de virtual clips
- Utilização de marcas para sincronização de clips
- Criação e utilização de clips color matte
Composição: Transparency, motion e effects
- Aplicação de transparency em clips de vídeo
- Edição de um film strip no Adobe Photoshop
- Canais de imagem e canal alpha
- Importação de imagens vectoriais a partir do Adobe Illustrator
- Aplicação de efeitos vídeo nos canais de supre-imposição
- Aplicação de efeitos no som
- Animação de clips vídeo com motion
Legendagem e criação de fichas técnicas
Renderização e exportação dos projectos
- Finalização – métodos de compressão e de streaming
- Produção de clips finais para multimédia offline e on-line
- Cuidados com o backup do trabalho
- Input e Ouput de Vídeo e Audio
- Criar o resultado fi nal
- Escolher tamanho, qualidade, compressão e objetivo – CD, DVD, Web, câmara
ADOBE AUDITION
Introdução e conceitos elementares de sonoplastia
- Conceitos e terminologia do áudio
- Parâmetros definidores de um projeto de Audition
- Criação de um projeto e verificação do sample rate
- Workspaces e modos de visualização
- Organização em disco de um projeto
Criação e organização de sessões
- Possibilidade de configuração de atalhos
- Importações de vários tipos de ficheiros
- Importação a partir de CD
- Abrir e acrescentar ficheiros para sessões no modo Multitrack
- Gravação de áudio
- Definição de preferências
- Interação com Adobe Bridge e Premiere
Edição: montagem de vídeo e imagem
- Navegação no projeto
- Edição do view e overview
- Edição de clips: Corte, seleção, copiar e colar áudio
- Aplicação de markers
- Trabalho sobre faixas mudas
- Inversão e reversão
- Análise de phase, frequência e amplitude
- Conversão de tipos de samples
- Sincronização
- Preview e trabalho com vídeo
Composição e efeitos
- Aplicação de ganhos (db)
- Aplicação de efeitos no som transições de clips áudio
- Audio Mixing:
- Edições de fade, panning em canais mono, decomposição do stereo e alteração de pitch
- Duplicação de canais (left & right)
- Filtros e equalização
- Amplificação e compressão
- Delay e echo
- Reverbação
- Controlo de MIDI
- Loops
- Criação de som surround
Gravação, renderização e exportação dos projetos
- Cuidados com o backup do trabalho
- Exportação e seus parâmetros
- Formatos de Áudio e Vídeo
- Criação de CDs áudio
TÉCNICAS DE DISTRIBUIÇÃO AUDIOVISUAL
- Destinos para produtos de Audiovisual criados
- Técnicas de Distribuição
- Preparação de Portfolios/Showreels adequados ao Output específico
- Apresentação dos alunos de campanhas de Distribuição na aula
WORKSHOP: DISTRIBUIÇÃO PARA REDES SOCIAIS
- Formatos Digitais
- Técnicas de gravação
- Audio na web
- Criação de um produto para uma rede social
- Preparação de um canal on-line
WORKSHOP: CONTEÚDOS INTERATIVOS
- Conceitos de conteúdos interativos
- A interatividade como atividade
- Publicidade interativa
- Mundos virtuais
ADOBE ENCORE
Conceitos de vídeo e DVD authoring
- Nomenclatura de conceitos de vídeo
- Apresentação do DVD-authoring
- Conceitos básicos de enconding e definição de regiões
Workspace
- Trabalhar entre plataformas Mac/Windows
- Apresentação do workspace
- Visionamento e utilização dos vários tipos de workspace
- Criação de um projeto e definição de propriedades
- Playlist
- Chapter playlist
- Adobe Dynamic link
- Personalizar a barra de ferramentas (toolbar)
- O inspector
- Importação de assets, menus, timelines e slideshows
- Templates e sua utilidade
- Criação e aplicação dos templates
- Propriedades do projeto, menu, transições, cores
Criar menus de DVD
- Criação de novos botões
- Ordem dos botões e navegação
- Drag and drop de media
- Adicionar música
- Ligação de botões com média
- Criação dos capítulos
- Identificação de capítulos
- Ligação de botões com os Markers
- Menus com Motion
-
-
- Básicos
- Criação de Motion menus
- Criação de Overlays para os menus com Motion
- Criação de submenus
- Criação de novos layouts
- Gestão de objetos
- Library Styles e Layers
Slideshows
- Construção de um Slideshow
- Adicionar música
- Prever o Slideshow
- Transições no Slideshow
- Capacidade do DVD
- Transições
- Transições de menus
- Transições de slideshow
Criar um DVD avançado
- Verificação de Flowchart
- Title safe
- Viewer
- Criação de subpictures
- Ripple
- Ligação e navegação do DVD
- Planeamento e organização do projeto
- Elementos do DVD
- Edição de novos layouts no Photoshop
- Possibilidade de separação de layers
- Importação para projeto
- Criação de Chapter Índex
- Criação de legendas (subtitles)
- Formatação e pequenas animações de texto
- Streams múltiplos: ângulos múltiplos
- Múltiplos Streams de áudio e legendas
- Interação com After Effects para criação de menus
- Script to Sceen: Procura no DVD por discurso dito dos intervenientes
- Pesquisa por legendas
Exportação e enconding do DVD
- Visionamento do outline
- Construir o DVD
- Formatação de propriedades de exportação/enconding
- Vídeo e Áudio
- Simulate
- Transcode
- Build
- Gravar o DVD
- Criação de um DDP e Flash DVDs