O Adobe Illustrator é o software mais utilizado para desenho vetorial no mercado, pela variedade de recursos e ferramentas que dispõe. O Curso Especializado Adobe Illustrator contempla um módulo inicial de conceitos de ilustração, dois módulos de Adobe Illustrator para uma aprendizagem completa da sua utilização, e termina com um projeto prático que permite a aplicação de todos os conhecimentos e competências desenvolvidos ao longo do curso.
Utilizado na criação de logótipos, símbolos, ilustrações e modelações 3D, o Ilustrator tem por base o desenho vectorial – uma tipologia de imagem que utiliza vectores matemáticos para a sua descrição. Assim, caracterizam-se, principalmente, por se tratarem de ficheiros leves e não perderem qualidade em ampliações.
Este curso tem como objetivos:
O curso de Illustrator pretende dotar os participantes dos conhecimentos necessários para elaborar e desenvolver trabalhos na área de desenho vetorial e ilustração, com Adobe Illustrator: a ferramenta mais utilizada no mercado.
Destinatários
Todos os interessados em adquirir e/ou aprofundar conhecimentos de ilustração vetorial e competências na utilização completa do Adobe Illustrator.
Pré-Requisitos
Conhecimentos de Sistema Operativo (Windows ou MacOS) na ótica do utilizador.
Metodologia
O Curso Especializado Illustrator é constituído por 3 módulos de formação presencial (57 horas) com conteúdos desenvolvidos pela FLAG.
Formação Presencial
- 51 horas;
- Sessões mistas de teoria e prática;
- Exposição dos conteúdos por um formador certificado;
- Experimentação em sala dos conteúdos ministrados;
- Conteúdos de Currículo Oficial FLAG.
Programa
O Curso Especializado Illustrator é composto pelos seguintes módulos:
- Adobe Illustrator (24h)
- Adobe Illustrator – Avançado (15h)
- Projeto Prático (12h)
Adobe Illustrator
- Introdução e controle do interface
- Painel de controlo: menus, paletas e ferramentas
- Principais teclas modificadoras (Shortcuts)
- Organização espacial e métodos de visualização
- Réguas, grelhas e guias
- Smart Guides
- Coordenadas X, Y e Ponto Zero
Workspaces
- Ferramentas Hand e Zoom
- Modos de visualização do documento: Preview e Outline
- Documentos
- FormatosVetor vs Pixels – integração
- Artboards
- Criar e transformar formas básicas
- Ferramentas primitivas: polígonos, espirais e estrelas
- Redimensionar, rodar, distorcer e refletir objetos
- Posicionar objetos com precisão
- Usar a Free Transform Tool
- Duplicar
- Palete Pathfinder
- Desenhar com a Pen Too
- Princípios das curvas de Bézier
- Pontos âncora e alavancas de contato
- Tipologias de pontos Bézier
- Formas abertas e fechadas
- Trabalhar com cores nos contornos e preenchimentos
- Formas de preenchimento
- Criar, guardar e transferir uma livraria de cores (Swatches)
- Criar cores diretas (Spot Colors)
- Criar um preenchimento com gradiente
- Edição de gradientes transparentes
- Interação direta de gradientes com o objeto
- Ajustar a direção e adicionar cores
- Trabalhar com Layers
- Criar Layers e Sub-Layers
- Visualizar/esconder, ativar/desativar
- Bloquear; Reordenar; Duplicar
- Trabalhar com Brushes
- Criar Brushes: Calligraphic, Art, Scatter e Pattern
- Aplicar Brushes a Paths
- Controlar atributos de cor
- Ferramenta Blob Brush
- Blends
- Criar e controlar
- Deformação volumétrica
- Texto – formatação
- Caixas e molduras de texto (Text Frames)
- Fluir texto manual e/ou automaticamente – vínculo de caixas
- Formatação de carateres e parágrafos
- Pesquisar texto
- Converter texto em curvas
- Transparências em texto
- Text Wrap
- Filtros e efeitos
- Diferença entre Filters e Effects
- Aplicação e controle de nível básico
- Graphic Styles
- Trabalhar com imagens
- Importar imagens
- Painel Links
- Imagens embebidas
- Mascarar imagens
- Impressão e gestão do PDF
- Configuração da impressão
- Print/PDF Presets
- Page Tool
- Crop Area Tool
Adobe Illustrator – Avançado
- Revisão de conteúdos básicos
- Introdução e controle do interface
- Organização espacial e métodos de visualização
- Criar e transformar formas básicas
- Desenhar com a Pen Tool
- Trabalhar com cores nos contornos e preenchimentos
- Criar um gradiente com grelha (Gradient Mesh)
- Trabalhar com Layers
- Gestão das Layers e Sublayers
- Trabalhar com Brushes
- Encadear os Brushes
- Integração com Live Brush
- Formas complexas/Blends
- Conceito de envelopes:
- Criação
- Edição
- Anulação
- Expansão
- Aplicação em:
- Criar e controlar Blends
- Combinar Blends com gradientes
- Patterns
- Criar e alterar uma Pattern
- Painel Appearance
- Uso e interface do Painel
- Atributos múltiplos
- Copiar e expandir atributos
- Texto – Formatação
- Kerning, Open Type
- Palete Glyphs
- Colocar texto à volta de um objeto (Corandel)
- Texto importado
- Filtros e efeitos
- Diferença entre Filters e Effects
- Aplicação e controle
- Símbolos
- Criar, editar e substituir
- Ferramenta Spray
- Comandos 3D
- Efeitos tridimensionais (Extrude/Bevel, Revolve e Rotate)
- 3D em texto e vetores
- Controle de efeitos (texturas e transparências)
- Expandir efeitos
- 3D com máscaras e transparências
- Live Paint
- Compreender e utilizar o Live Paint
- Image Trace
- Utilizar o Image Trace numa imagem
- Gráficos
- Criar um gráfico
- Importar informação
- Formatar informação
- Combinação de gráficos
- Estilos de gráficos
- Impressão e gestão do PDF
- Overprint e Trapping
- Definições das separações de cor (cores diretas e cores CMYK)
- Controle de fontes
- Controlo das transparências
- Print/PDF presets
- Transparency Flattener Presets
- Aumento de produtividade
- Conceito e utilização de Templates
- Novos modelos e conteúdos
- A ferramenta Eyedropper
Projeto Prático