16 de Agosto de 2019

Vender experiências ou produtos? O ponto de vista do Marketing aliado ao Turismo

Tudo começa com os cinco sentidos. Usamo-los para sentir os cheiros, os sabores, para vermos o mundo ao nosso redor, para palparmos e ouvirmos. São eles que nos conduzem à sabedoria – se provarmos um alimento que não é agradável ao palato, automaticamente vamos deixar de o consumir e vice-versa. As emoções e sentimentos são pontos fulcrais na tomada de qualquer decisão, principalmente quando estamos perante uma nova experiência, neste caso, a turística.

Voltando um pouco atrás, são inúmeras as definições de Marketing que vários autores foram desenvolvendo, mas uma das mais recentes e oficiais, aprovada em outubro de 2007, pela American Marketing Association (AMA), refere que o “Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, distribuir e transacionar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros, e para a sociedade em geral.” Neste sentido, o Marketing tem como objetivo analisar as necessidades dos consumidores e, mais do que isso, encontrar soluções para as lacunas que possam emergir em algumas marcas. Afinal de contas, o objetivo primordial é oferecer aos clientes aquilo que eles mais procuram e desejam.

 

Consulte o artigo completo na Edição #8 da revista Game Changer

 

por Filipa Reis

Marketing & Communication Executive

Sheraton Cascais Resort