22 de Março de 2017

Um futuro já ao virar da esquina?

Se hoje lhe dissessem que daqui a 10 anos estará a esbarrar-se contra estas 10 tendências, capazes de provocar mudanças profundas e estruturais em diversas indústrias e organizações, iria torcer o nariz e achar algo improvável ou ficaria com a pulga atrás da orelha e até poria a hipótese de se tornarem uma realidade? Antes de dar o seu veredito, coloquemos os últimos 10 anos em retrospetiva.

Há 10 anos atrás, começávamos a folhear o livro das caras, vulgo Facebook, e ainda não conhecíamos conceitos como Twitter, Tumblr e as nossas fotografias ainda não passavam pelos filtros do Instagram. A Google acabava de adotar o recém-nascido Youtube, juntando-se à pequena, e ainda pouco conhecida, start up Android. Víamos chegar os revolucionários sobrinhos do tio Apple: o iPod, o iPad e o iPhone. Apenas conhecíamos o termo Drone associado às armas militares e o clima de guerra entre taxistas e motoristas da Uber ainda não existia, a qual conta já com oito anos. Estes, e muitos outros, foram conceitos que obrigaram, e continuam a forçar, as organizações a redefinir os seus planos para se poderem adaptar e manter o seu crescimento no mercado atual. As próximas tendências estarão, assim, ao virar da esquina… ou de um largo quarteirão?

Pode consultar o artigo completo na Edição #03 da Revista Game Changer

Contribuições de:

CARLA ROCHA, Diretora Geral CARLA ROCHA, Comunicação
JORGE OLIVEIRA, Founder e Business Designer ACTIVE MEDIA
LUÍS MAGRO, Diretor de Marketing ACTIVOBANK 
TIAGO GOMES SANTOS, Regional Sales Manager GRUPO PORTO EDITORA

por INÊS VACAS 
Marketer GALILEU