18 de Janeiro de 2020

Sustentabilidade ambiental como sucesso das organizações

Inspira Santa Marta Hotel – uma referência de organização sustentável

Atualmente, verifica-se uma crescente necessidade de afirmação das empresas no domínio da sustentabilidade. Cada vez mais, existe esta preocupação ao nível da gestão, quer seja no seu discurso para atrair novos mercados, quer nas suas ações diárias para aumentar os seus índices de eficiência. O posicionamento das empresas em matéria de sustentabilidade já não depende exclusivamente de aspetos económicos, vai para além disso, contemplando também os aspetos sociais e ambientais.

 

O conceito de sustentabilidade, conforme inicialmente apresentado pelo World Business Council for Sustainable Development (2005), descreve-a como preocupação de “responder às necessidades das pessoas de hoje sem comprometer a capacidade das gerações futuras responderem às suas próprias necessidades”. Fazendo a ponte para o domínio empresarial, entende-se o conceito de sustentabilidade como a capacidade que a organização tem de prosseguir os seus objetivos, criando valor e integrando os desafios económicos, ambientais e sociais nas suas estratégias de ação.

 

O Inspira Santa Marta Hotel, na definição da sua estratégia empresarial, encontra-se alinhado com as questões da sustentabilidade, assegurando a integração dos diferentes stakeholders e garantindo que as suas ações não comprometem o negócio presente, e a viabilidade de gerações futuras. A política de gestão do Inspira equilibra, assim, os aspetos sociais, ambientais e económicos, tendo em conta a cadeia de valor e envolvendo ativamente todos os seus parceiros na implementação de soluções alternativas, que favoreçam o ambiente e a comunidade, sem descurar os melhores produtos, serviços e experiências aos seus clientes.

Consulte o artigo completo na Edição #9 da revista Game Changer

por

Patricia Marques

Sustainability & Development Manager

INSPIRA SANTA MARTA HOTEL