25 de Setembro de 2019

Relação vs Interação

 

Como se desenvolvem os relacionamentos entre empresas e clientes?

Como manter os relacionamentos?

Quais os processos fundamentais para preservar os relacionamentos?

 

O gradual crescimento das comunicações digitais e, consequentemente, o investimento que é feito nestas, tem sido acompanhado por uma progressiva tensão nas relações entre as empresas e os seus clientes.

 

À medida que as relações se tornam menos pessoais, o conflito entre as partes interessadas aumenta. A incapacidade de construir relações de longa duração acaba por emergir em custos significativos, ansiedade, frustração e, eventualmente, na quebra da relação empresa-clientes.

 

Analisando a interação entre ambas as partes como um conceito analítico essencial no núcleo das relações e da perspetiva de rede dos mercados, esta pode ser composta por inúmeros aspetos, tangíveis e intangíveis. Enquanto a construção de um relacionamento diz respeito às características mais generalizadas e de longa duração, as interações são de curto prazo, dinâmicas e compreendem ações associadas à troca e adaptação entre empresas.

Consulte o artigo completo na Edição #8 da revista Game Changer

 

por Inês da Costa Martins Assistente de Marketing