fbpx
25 de Março de 2020

Os novos cursos de formação certificada Cisco: continua com dúvidas?

A Cisco atualizou o seu programa de formação e certificação e, para quem trabalha, ou pretende começar a trabalhar com os diversos equipamentos Cisco, esta mudança poderá gerar ainda algumas questões e confusão.

Desde 24 de fevereiro que as novas certificações estão disponíveis, afastando as certificações que até então conhecíamos. Novos conteúdos, novos exames, novas certificações que refletem o novo modelo de Rede que está a surgir. Uma Rede complexa, mais integrada, mais flexível e que nos disponibiliza variadas possibilidades de conexão. O novo programa de formação e certificação da Cisco pretende colocar o poder do desenvolvimento de redes e software nas mãos dos profissionais de TI.

A Cisco disponibiliza então formação e certificação em cinco principais percursos técnicos – EnterpriseSecurityService ProviderCollaboration, Data Center – e ainda o novo percurso em DevNet.

O que mudou?

  • Agora existe a oportunidade de começar onde quiser – não existem pré-requisitos para começar a alcançar as suas certificações de nível Associate, Specialist, Professional ou Expert. Ou seja, a certificação CCNA já não é exigida como pré-requisito para certificações de nível Professional, o que permite aos formandos fazer a sua certificação consoante o seu nível de conhecimentos.
  • A formação e certificação nível Associate foi atualizada e consolidada para 1 curso, 1 exame que abrange conceitos fundamentais sobre todas as tecnologias de redes.
  • Todos os níveis de certificação têm agora um requisito de recertificação de três anos. Esta recertificação é possível através de formação contínua (cursos presenciais, online, ou sessões de live training), realização de exames ou uma combinação de ambos.
  • Existem agora certificações nível Specialist que validam os seus conhecimentos de acordo com a sua função profissional e interesses. O profissional alcança esta certificação cada vez que realiza com sucesso um exame Cisco dos níveis Professional e Expert, de qualquer área, incluindo DevNet.
  • Tem também à disposição novas certificações em DevNet nos níveis Associate, Specialist e Professional, que validam os seus conhecimentos em desenvolvimento de software. Com a emergência da automação, este novo programa de formação e certificação valida as principais competências técnicas emergentes, essenciais para um novo perfil de profissional das TI.

Cursos e exames Cisco na GALILEU:

A GALILEU garante a disponibilização e atualização de todos os conteúdos e exames. Toda a oferta formativa certificada do novo currículo Cisco está, desde 24 de fevereiro, disponível no nosso site.

Mapa Cisco Rumos 1 Galileu

O que é um exame “core”?

É um de dois exames necessários para as certificações de nível Professional (CCNP) e Expert (CCIE). Para o CCNP e o CCIE, existem cinco exames principais de tecnologia disponíveis, focados em Enterprise, Security, Service Provider, Collaboration e Data Center. Os exames core abrangem os conceitos fundamentais necessários para que um candidato seja proficiente em uma arquitetura de tecnologia. No caso da certificação DevNet Professional, o candidato terá de realizar 1 exame core DevNet.

O que é um exame “concentration”?

É um de dois exames necessários para a certificação de nível Professional (CCNP). Os exames “concentration” vão mais além que os exames “core”, permitindo que o candidato escolha uma área do seu interesse. Para o CCNP, existem exames “concentration” para as cinco áreas de tecnologia: Enterprise, Security, Service Provider, Collaboration e Data Center. Existem também vários exames disponíveis para o Cisco Certified DevNet Professional.

 

Continua com dúvidas?

Conheça a nova oferta formativa Cisco já disponível no site da GALILEU, em caso de dúvidas contacte-nos através do mail info@galileu.pt