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16 de Março de 2015

O papel das pessoas, da estratégia e dos resultados no sucesso da empresa

O sucesso de qualquer empresa depende diretamente da qualidade das pessoas que nela trabalham. As empresas não existem sem os colaboradores e os objetivos só podem ser alcançados através de uma ação integrada das equipas de trabalho. Discutir a gestão estratégica de recursos humanos é discutir práticas de gestão de pessoas, com foco no negócio e nos resultados da empresa, para que esta seja competitiva e sustentável. Quando na cultura da empresa, há já uma preocupação com os seus colaboradores, ou seja capital humano, esta já está um passo à frente em relação aos seus concorrentes que não valorizam esta variável no sucesso da organização. A satisfação e o grau de dedicação dos trabalhadores têm reflexo nos níveis de produtividade e qualidade bem como na competitividade e lucro da empresa.

Uma das formas de avaliar a atividade e os resultados do Capital Humano e de entender a Gestão de Recursos Humanos é através da criação de indicadores e de um “scorecard”, que contenha as medidas chave que liguem o Plano estratégico de Recursos Humanos com o Plano global da Empresa. Os pontos de partida para a elaboração de um “scorecard” são a missão, a visão e os objetivos estratégicos de cada organização, tendo em conta as medidas de desempenho sob quatro perspetivas: financeira, clientes, negócios internos, e aprendizagem e crescimento.

Para as empresas que atuam num mercado global é necessário que os gestores de Capital Humano saibam medir a sua atividade e os resultados do seu trabalho, e que entendam a importância da Gestão de Recursos Humanos. A medição do desempenho é algo fundamental para que uma empresa saiba se o caminho que escolheu é o mais adequado e se pode garantir a sobrevivência e crescimento da empresa a longo prazo.

 

Cláudia Vicente,
Diretora Geral GALILEU