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21 de Agosto de 2020

Mindfulness para gerir o stress e a ansiedade – Game Changer

GC EE blog header thumb kc GalileuPerante as constantes mudanças que ocorrem, quer na vida profissional, quer na vida pessoal, torna-se urgente aprendermos a relacionarmo-nos melhor com o Stress e com a Ansiedade. Nesse sentido, o tema do Mindfulness é cada vez mais pertinente e o objetivo deste artigo é o de despertar a sua curiosidade para o mesmo.

A origem do Mindfulness remonta à meditação Vipassana, uma prática de meditação milenar do Budismo, no entanto, na década de 70, o Dr. Jon Kabat-Zinn, médico e professor de Medicina na Universidade de Massachussets, ao importar a prática para o mundo ocidental, retira-lhe qualquer conotação religiosa e estimula assim o seu estudo em contexto científico.

Desde então têm sido feitas inúmeras pesquisas científicas sobre os efeitos e benefícios da prática regular de Mindfulness, nomeadamente no âmbito do curso criado por Jon Kabat-Zin – o MBSR – Mindfulness Based Stress Reduction.

Segundo Jon Kabat-Zin, “Mindfulness é o estado de consciência que surge quando prestamos atenção, intencionalmente, no momento presente e sem julgamento”

Quando prestamos Atenção Plena é como se colocássemos um foco de “luz” sobre determinado objeto para o observarmos em maior detalhe, seja o corpo e as sensações do mesmo, a respiração, os sons, os pensamentos, as emoções ou qualquer outra coisa que surja no campo da nossa consciência.

Trata-se de escolher focar, notar e ser curioso acerca da nossa experiência, tal como esta se apresenta… no momento presente… aqui e agora, sem julgar (ou pelo menos notando essa tendência para julgar, analisar, criticar ou duvidar), lembrando que o exercício é apenas investigar e aceitar a realidade, sem necessariamente procurar mudá-la, melhorá-la ou resolvê-la.

Ter dúvidas e receios sobre o que o futuro nos reserva, em especial nestes tempos de pandemia que estamos a viver, é natural e compreensível, mas a questão é conseguir permanecer ligado ao presente e lembrar que é necessário cultivar a estabilidade mental.

“Meditation is not evasion; it is a serene encounter with reality” Thich Nhat Hanh

Uma das competências mais importantes do futuro (e do presente) é precisamente a Saúde Mental e a Inteligência Emocional. Termos mais consciência sobre o nosso funcionamento, permite-nos reagir de forma menos automática aos acontecimentos, e fazermos escolhas mais conscientes e congruentes com os nossos valores e intenções.

Tudo isto pode soar muito simples, mas a realidade é que nem sempre é fácil.

Não é fácil porque grande parte do tempo estamos em “piloto automático” e mesmo sem querer, criamos um estado de grande identificação com a nossa mente e com os nossos pensamentos. O desafio é, portanto, conseguir reconhecer e aceitar para depois escolher as ações que nos permitam quebrar este padrão e conseguir treinar a “equanimidade”.

Com o treino de Mindfulness, aprendemos a resgatar o equilíbrio perante as diferentes situações da vida, sem nos identificarmos com elas
ou nos deixarmos dominar por elas. Descobrimos que estamos além das nossas sensações do corpo, emoções ou pensamentos.

Dicas Práticas para lá chegar:

Comece por fazer um Workshop de Introdução ao Mindfulness ou um curso de 8 semanas de MBSR (Programa de Redução de Stress baseado em Mindfulness), com um orientador certificado, pois é importante para garantir o início de uma prática bem orientada;

Procure momentos no seu dia em que toma a decisão consciente de estar 100% presente, no aqui e agora;

Pegue numa qualquer atividade rotineira do seu dia-a-dia e preste-lhe a sua máxima atenção, tornando-a num fim em si mesma;

Durante os vários momentos do dia, repare na sua respiração;

Procure suspender (tanto quanto puder) a tendência para julgar, opinar ou criticar;

Experimente estes 3 passos:
1. Pergunte-se “O que é que se passa neste momento dentro de mim”;
2. Observe a sua respiração;
3. Conecte-se com as sensações do corpo e por fim “deixe ir”, para depois prosseguir.

Ao observar e deixar fluir, deixe que a o seu coração seja preenchido por um enorme sentimento de gratidão, e saiba que, de uma forma ou de outra, “Tudo passa!”

Katian Caria
Mindfulness Training, Meditation & Coaching
Artigo retirado da Edição Especial da Game Changer – Teletrabalho

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