fbpx
9 de Dezembro de 2013

Introdução à Gestão Empresarial no Fast Track MBA GALILEU

É costume dizer-se que “nada substitui a experiência” e certamente está a ser esse o caso na primeira edição do Fast Track MBA GALILEU, que arrancou no passado dia 29 de novembro, na GALILEU Lisboa. Trata-se de um MBA de formação intensiva e forte componente prática que pretende desenvolver, nos participantes, competências na área de gestão.

O primeiro módulo, de introdução à Gestão Empresarial, foi ministrado pelo Engenheiro Carlos Paz e focou na Estratégia e Competitividade e na Gestão Empresarial a 360 graus.

Ao longo de umas intensas 10 horas e meia, foram apresentadas técnicas e métodos de planeamento estratégico determinantes para uma gestão de sucesso.

A grande mais-valia desta formação foi, claramente, o enfoque na perspetiva prática em oposição a uma visão essencialmente académica da gestão. Foram, aliás, apresentados sucessivos casos práticos, reais, que ilustraram a aplicabilidade das técnicas e ferramentas apresentadas bem como a importância de uma gestão a 360 graus.

Do planeamento estratégico à análise financeira; da rede de abastecimento ao ciclo de vida do produto; das forças e fraquezas de uma organização às ameaças e oportunidades externas (análise SWOT) os formandos ganharam uma visão global da gestão que irão certamente explorar em maior detalhe nos próximos módulos.

Na segunda sessão deste módulo foram apresentados os trabalhos de grupo, desenvolvidos durante a semana, que tinham como objetivo a análise financeira e estratégica de 3 Organizações. Este trabalho permitiu a aplicação de várias das ferramentas apresentadas anteriormente.