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6 de Janeiro de 2014

ERP e Social CRM No Fast Track MBA GALILEU

Uma Organização tem muito a ganhar se conseguir converter clientes satisfeitos em verdadeiros fãs – da sua marca ou dos seus serviços/produtos.

Foi esta a ideia central que o Engenheiro Rui Santos passou aos seus formandos no passado mês de dezembro, durante o segundo módulo do Fast Track MBA GALILEU, subordinado ao tema “ERP e Social CRM” e inserido na formação dedicada às vendas.

Durante a formação, foram apresentadas e discutidas as vantagens do ERP (Enterprise Resource Planning) e de que forma a integração de dados e processos em sistemas de informação permite melhorar toda a gestão da organização desde a estratégia à monitorização e controlo de resultados.

Estas vantagens refletem-se também na relação da Organização com o Cliente pois permitem adaptar o serviço ou produto às espectativas do cliente bem como trabalhar de uma forma muito eficaz a relação entre os dois.

É o fortalecimento desta relação, através do Social CRM, que permite a transição de Clientes satisfeitos a fãs, tornando-se verdadeiros embaixadores da marca ou produto e aliados da Organização.

A nível de ERP e Social CRM, qualquer alteração de ferramentas ou processos que visem a melhoria de resultados irá certamente implicar alterações profundas nas Empresas e/ou envolver investimentos elevados. O cálculo do ROI (Retorno Sobre o Investimento) reveste-se, portanto, de particular importância pois é apoiado nele que serão fundamentadas e apoiadas quaisquer decisões.

Por este motivo foi realizado em sala um exercíclio prático de cálculo de ROI em que os diferentes grupos de trabalho apresentaram benefícios e projeções de resultados para a solução defendida para o problema inicial.