Comunicação Efetiva e Assertiva

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No final desta ação, os participantes vão ser capazes de:

  • Identificar sintomas e fatores de stress profissional;
  • Proporcionar aos participantes a aquisição de aptidões específicas nos domínios da expressão/comunicação e das capacidades relacionais;
  • Desenvolver aptidões, nomeadamente as capacidades relacionais, o poder de influência e a criatividade na resolução de problemas;
  • Ajudar cada quadro dirigente, e/ou cada líder, a conhecer melhor o pessoal que, dirige e/ou lidera, bem como saber como a ele se deve dirigir;
  • Apropriar-se de técnicas de Expressão/Comunicação com vista a uma melhor e mais plena relação interpessoal e a uma mais eficaz comunicação aplicada à vida profissional;
  • Maximizar as qualidades, capacidades e recursos pessoais nas transações com os outros;
  • Apropriar-se dos meios técnicos que potenciam a capacidade de comunicação eficaz com os outros;
  • Conhecer os princípios básicos do comportamento;
  • Compreender a especificidade do seu comportamento e do dos outros;
  • Relacionar a sua própria conduta com as expectativas e o comportamento dos outros;
  • Desenvolver um estilo eficaz de liderança que motive os seus colaboradores.

Destinatários

Todos os quadros de uma empresa ou organização.

Metodologia

O Curso de Assertividade, assentará numa metodologia ativa e interativa baseada em exercícios práticos individuais, role-plays e exercícios em grupo, tendo em vista reforçar as atitudes favoráveis à condução do desenvolvimento de Técnicas de Assertividade e de Desenvolvimento Pessoal do indivíduo.

  • Método ativo, com constante interação com os participantes de maneira a que haja facilitação para a criação de ideias e confirmação dos conteúdos apreendidos.
  • Vivências e exercícios que permitam a partilha e o crescimento individual.
  • Formação centrada no participante, promovendo a auto-aprendizagem e a descoberta do eu e do outro.
  • Brainstorming e análise de casos reais.

Programa

  • Enquadramento geral
  • Os princípios característicos e os direitos da Assertividade
  • Estratégias de gestão de emoções
  • O que é a emoção e o que é o sentimento
  • O cérebro emocional e a aprendizagem; a emoção e a razão
  • A inteligência emocional
  • A auto-consciência
  • A empatia: ler e ouvir a emoções dos outros
  • A auto-motivação emocional: uma energia para a vida
  • Gestão de relacionamentos em grupos
  • O sucesso pessoal e organizacional
  • Contribuição para o sucesso organizacional
  • Encerramento da ação

Enquadramento geral

  • Introdução e objetivos;
  • Validação pelo formador das necessidades específicas dos formandos.
  • O que é a Assertividade?
  • “Comportamento gera comportamento”;
  • Comportamentos passivos, manipuladores e agressivos.

Os princípios característicos e os direitos da Assertividade

  • Os princípios característicos e os direitos da Assertividade;
  • A linguagem não-verbal no comportamento Assertivo;
  • A atitude assertiva e a Inteligência Emocional;
  • O que é a gestão de Emoções;
  • As competências base da Inteligência Emocional – Empatia, Comunicação, Assertividade e
  • Relacionamento Interpessoal de Excelência;
  • O domínio de si mesmo e auto-eficácia.

Estratégias de gestão de emoções

  • O comportamento emocionalmente inteligente;
  • Inteligência emocional e desempenho profissional;
  • Estratégias da inteligência emocional.

O que é a emoção e o que é o sentimento

O cérebro emocional e a aprendizagem; a emoção e a razão

A inteligência emocional

A auto-consciência

A empatia: ler e ouvir a emoções dos outros

A auto-motivação emocional: uma energia para a vida

  • Conhecer as suas próprias emoções;
  • Gerir emoções e prevenir os efeitos das emoções negativas;
  • O otimismo.

Gestão de relacionamentos em grupos

  • Ler e interpretar os sinais sociais;
  • A imagem pessoal: como somos, como queremos ser, como queremos que nos vejam e como nos vêm efetivamente.

O sucesso pessoal e organizacional

  • As chaves do sucesso pessoal.

Contribuição para o sucesso organizacional

Encerramento da ação

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Comunicação Efetiva e Assertiva

Soft Skills | 14h - Laboral: 09h00 - 17h00


Notas

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